
O 4.º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino, que acontece no Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999), presta sua homenagem ao diretor carioca Leon Hirszman (1937-1987), considerado um dos pilares do Cinema Novo, ao lado de Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Almeida, com a exibição de três filmes de sua cinematografia.
Ontem, data inicial do evento, a mostra Leon Hirszman exibiu Eles Não Usam Black-tie (1981), adaptação da peça de Gianfrancesco Guarnieri com elenco formado pelo próprio Guarnieri, Fernanda Montenegro e Carlos Alberto Ricelli.
São Bernardo, adaptação da obra de Graciliano Ramos, será exibido hoje, às 10 horas, no auditório Poty Lazzarotto, após as palavras da atriz Fernanda Montenegro, que além de atuar em Eles Não Usam..., protagonizou A Falecida (1965), versão do diretor para a peça de Nelson Rodrigues. Para finalizar, será exibido amanhã, às 10 horas, o documentário ABC da Greve.
No auge da ditadura militar, Hirszman percebeu que o romance de Graciliano seria a metáfora perfeita para tratar das perversões do regime capitalista. Paulo Honório, o sertanejo humilde que enriquece como agiota, compra a propriedade São Bernardo e passa a explorar seus empregados, é vivido magistralmente por Othon Bastos. Também no elenco, estão Nildo Parente e os já falecidos Isabel Ribeiro, Vanda Lacerda, Mário Lago e Jofre Soares. Os três filmes foram restaurados como parte de um projeto empreendido por Carlos Augusto Calil, Lauro Escorel e Eduardo Escorel.
Mais informações no site www.festivaldecinema.pr.gov.br



