Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Evento

Hirszman em dose tripla

S. Bernardo: Othon Bastos e Isabel Ribeiro | Divulgação
S. Bernardo: Othon Bastos e Isabel Ribeiro (Foto: Divulgação)

O 4.º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino, que acontece no Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999), presta sua homenagem ao diretor carioca Leon Hirszman (1937-1987), considerado um dos pilares do Cinema Novo, ao lado de Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Almeida, com a exibição de três filmes de sua cinematografia.

Ontem, data inicial do evento, a mostra Leon Hirszman exibiu Eles Não Usam Black-tie (1981), adaptação da peça de Gianfrancesco Guarnieri com elenco formado pelo próprio Guarnieri, Fernanda Montenegro e Carlos Alberto Ricelli.

São Bernardo, adaptação da obra de Graciliano Ramos, será exibido hoje, às 10 horas, no auditório Poty Lazzarotto, após as palavras da atriz Fernanda Mon­tenegro, que além de atuar em Eles Não Usam..., protagonizou A Falecida (1965), versão do diretor para a peça de Nelson Rodrigues. Para finalizar, será exibido amanhã, às 10 horas, o documentário ABC da Greve.

No auge da ditadura militar, Hirszman percebeu que o romance de Graciliano seria a metáfora perfeita para tratar das perversões do regime capitalista. Paulo Honório, o sertanejo humilde que enriquece como agiota, compra a propriedade São Bernardo e passa a explorar seus empregados, é vivido magistralmente por Othon Bastos. Também no elenco, estão Nildo Parente e os já falecidos Isabel Ribeiro, Vanda Lacerda, Mário Lago e Jofre Soares. Os três filmes foram restaurados como parte de um projeto empreendido por Carlos Augusto Calil, Lauro Escorel e Eduardo Escorel.

Mais informações no site www.festivaldecinema.pr.gov.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.