Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Charles Dickens

Homenagens marcam bicentenário

Dickens: um gênio do romance. | Wiki Commons/Divulgação
Dickens: um gênio do romance. (Foto: Wiki Commons/Divulgação)

O Reino Unido celebrou ontem o bicentenário do nascimento do escritor Charles Dickens (1812-1870), um dos grandes clássicos aclamados da literatura universal, que teve seus romances a­­­dap­­­­­tados profusamente para o cinema e o teatro.

Vários eventos marcaram o aniversário, entre eles, uma festa popular na cidade litorânea de Portsmouth, no sul da Inglaterra, onde nasceu o escritor, no dia 7 de fevereiro de 1812.

O príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica, e o ator Ralph Fiennes (Harry Potter e As Relíquias da Morte) participaram de uma cerimônia no túmulo de Dickens, na abadia londrina de Westminster. "A humanidade e a compaixão dos escritos de Dickens causaram um impacto extraordinário na Inglaterra vitoriana e continuam imensamente populares", disse o reverendo John Hall, du­­rante a homenagem.

Claire Tomalin, uma das biógrafas do escritor, também presente na cerimônia, ressaltou que na atualidade ninguém pode ser comparado a Dickens. "Era um escritor genial. Depois de Shakespeare, foi o melhor inventor de personagens."

Mais de 320 filmes – entre dramas, musicais e animações – se baseiam nos romances de Dickens. Ralph Fiennes e Helena Bonham Carter vão protagonizar a próxima versão de Grandes Esperanças, que deve ser lançada ainda este ano. Fiennes também planeja dirigir A Mulher Invisível, livro que relata o romance que Dickens teve com a atriz Nelly Ternan (1839-1914).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.