
Los Angeles - A IMAX voltou ao tema espacial com Hubble 3, um documentário que retoma as raízes da empresa, de filmes de ciências, mas agora em 3D. O média-metragem registra a missão espacial de maio de 2009 para reparar o telescópio espacial Hubble. Para gravar as imagens, uma equipe da IMAX teve de confiar aos astronautas o papel de cinegrafistas. Foi uma colaboração comandada pelo diretor Toni Myers e seu time, em parceria com sete astronautas, uma equipe de apoio da NASA, uma câmera gigante, o ônibus espacial Atlantis e o telescópio mais famoso da galáxia.
O documentário estreou há duas semanas nos cinemas IMAX dos Estados Unidos. Em agosto, o filme também passará a ser exibido em salas IMAX multiplex, inclusive no Brasil. O documentário vem sendo elogiado, com uma classificação 80 % positiva, segundo o site RottenTomatoes.com. O filme de 43 minutos é lançado no momento em que a marca IMAX ganhou impulso com filmes de Hollywood.
Nos últimos anos, a empresa conhecida por filmes em telas gigantescas conseguiu desenvolver um negócio valioso e influenciar no tamanho do orçamento de grandes filmes de estúdio como Avatar e Como Treinar Seu Dragão para atender às telas maiores, tanto em 2D como em 3D. Mas o presidente da IMAX Filmed Entertainment, Greg Foster, afirma que filmes de ciência e natureza como Hubble 3D ainda são uma "grande responsabilidade" da empresa e "do nosso compromisso em continuar a produzir documentários IMAX de alta qualidade."



