
Repetindo a parceria vista no programa televisivo Sai de Baixo (1996-2002 e 2013), os atores Miguel Falabella e Marisa Orth apresentam o espetáculo O Que o Mordomo Viu no Teatro Guaíra amanhã e sábado. A peça é uma versão brasileira do texto homônimo escrito pelo dramaturgo inglês Joe Orton (1933-1967).
Descrita fora do Brasil como uma comédia tipicamente britânica, marcada pelo estilo seco e sórdido, a montagem traduzida e dirigida por Falabella insere um pouco de seu próprio humor e "abrasileira" alguns aspectos do texto. "Assisti a essa peça há algum tempo. É um texto muito ágil. Pensando em um novo trabalho no teatro, lembrei dela e resolvi montar", revela o artista, em entrevista por e-mail à Gazeta do Povo.
A montagem original do espetáculo estreou em 1969, dois anos após a morte de Orton. A trama acompanha um psiquiatra (Falabella, na versão brasileira) que procura uma secretária e se depara com uma jovem atraente. Durante a entrevista de emprego, ele decide seduzi-la, mas é interrompido por sua mulher (Marisa), que também tem seu preterido para o cargo no consultório do marido. Os desencontros pioram com a chegada de uma inspeção do governo no local.
"Meu personagem é um psiquiatra atrapalhado que se envolve em várias confusões ao dar em cima dessa secretária", diz o ator. Marisa, também em entrevista por e-mail, afirma que sua personagem é tão divertida quanto Magda, de Sai de Baixo. "Ela é muito gostosa de se interpretar."
Originalmente, a global não fazia parte do elenco, pois seu papel era de Arlete Salles, que se afastou temporariamente do projeto por problemas de saúde. "O Miguel me ligou fazendo o convite e aceitei na hora." Após essa turnê de viagens, Arlete retorna ao personagem e Marisa deve se dedicar às gravações do seriado Dupla Identidade, na Rede Globo.
Versatilidade
O Que o Mordomo Viu é a segunda montagem teatral com dedo de Falabella a passar por Curitiba nos últimos dias. No fim de semana passado, o musical Crazy for You, estrelado por Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, também tinha tradução de texto e canções assinadas pelo artista. Atualmente, o versátil ator trabalha em um novo espetáculo e ainda escreve o roteiro de um novo programa televisivo.
O segredo para manter tantos projetos equilibrados? "Sou disciplinado. Acho que sem isso, a nossa vida vira uma confusão", comenta. Ele diz que retomar a parceria com Marisa nos palcos foi fácil. "Temos uma longa caminhada nos palcos. Nos conhecemos bem em cena. Acho que tornamos a peça tão divertida quanto o que fazíamos na televisão."



