
"Cadê a Hebe Camargo?", berra Dennis Carvalho, dando início a mais um dia de gravações da próxima novela das 19 horas da TV Globo, "Três Irmãs". É a senha para a primeira de muitas risadas de Vera Holtz que vão pontuar a tarde no estúdio A do Projac. Vera, que na trama de Antonio Calmon é Violeta Áquila, uma vilã muito da engraçada, está, de fato, a cara da apresentadora do SBT.
A atriz pintou o cabelo de branco para o filme "Família Vende Tudo", de Alain Fresnot, e agora as madeixas estão meio brancas, meio blonde. E dá-lhe laquê! "Desde o primeiro dia, adorei!", conta Vera, tida como a mais bem-humorada do pedaço. "O cabelo branco dá leveza ao rosto. Com o tempo, as pessoas começam a achar bonito."
Na história, que vai ao ar a partir de setembro, em substituição a "Beleza Pura", a atriz é a sogra da personagem de Claudia Abreu, Dora, uma das três irmãs. "É uma Darth Vader, fora da realidade, operística", explica. As outras irmãs são Suzana (Carolina Dieckmann) e Alma (Giovana Antonelli).
A ambientação é praiana e as externas começaram em junho No mesmo mês, Maitê Proença (Walquíria), Paulo Vilhena (Eros) e Rodrigo Hilbert (Gregg) - esses dois são alguns dos surfistas da novela - voaram para Bali e aportaram em suas praias mais-que-perfeitas, que serviram de locação.
Já no estúdio, as gravações começaram na semana retrasada. Na quinta-feira, Além das gargalhadas de Vera Holtz, chamavam a atenção ali as piadas entre Dennis, o elenco e os técnicos. "Você pelado na cama, agora!", ordena a Marcos Caruso, que faz o marido de Violeta (não, ele não aparecerá nu, era só galhofa). "Te cuida, Gianecchini!", retruca o ator, que depois comenta que sua intenção é distanciar-se do padre Inácio de "Desejo Proibido", seu último trabalho na TV. "Venho de um padre histriônico. Quero que este personagem seja absolutamente interior ."
Caruso e Vera fizeram juntos a peça "Intimidade Indecente". Grande parte da equipe já esteve lado-a-lado em outros carnavais. "Isso cria um clima de cumplicidade grande. Eu me divirto durante as gravações!", conta Dennis, que diz gostar do horário das 19 horas, por poder "investir um pouco mais no humor."
Descontraído, mas bem objetivo, o diretor dispõe de uma cadeira em cujo encosto se lê "directeur" - mas raramente se senta nela.
Metida num figurino meio Mary Poppings (coletinho, chapéu e sombrinha), Regina Duarte é outra que parecia contente da vida na quinta-feira. "Waldete com W!", ela grita - é esse o nome de sua misteriosa personagem.
O sotaque é parecido com o da Viúva Porcina de "Roque Santeiro". "Ela é bem brechó", brinca a atriz, que desta vez está na posição de coadjuvante. "O conceito de protagonismo mudou muito nos últimos anos. Não existe mais um protagonista único."
Regina foi convidada para ser Virgínia, a mãe das três irmãs, mas preferiu interpretar Waldete. "Senti que eu já tinha feito aquele personagem. Queria transitar mais pelo humor, pelo inusitado."
Apesar de ser viúva e de viver às turras com a sogra, que a acusa da morte do filho, a Dora de Claudia Abreu, que fará par com o Bento de seu amigo Marcos Palmeira, faz o tipo "pra cima". "Dora é solar, gosta de vida. A viuvez quer encarcerá-la, mas ela quer viver." A atriz, que em breve estará nos cinemas em "Os Desafinados", divide-se entre os últimos créditos da faculdade de Filosofia e as filhas Felipa, de 1 ano, e Maria, de 7. Ainda assim, sobra gás para começar a maratona de uma novela. "Quando você entra, já sabe que esse gás vai ter de durar a maratona toda", esclarece Claudia.
Na novela, ela é mãe de Marquinho, o fofo Vitor Novello. O núcleo jovem tem também Kayky Brito - que, na quinta-feira, gravava sob os olhares da namorada, Bárbara Evans (filha de Monique Evans).
Do mesmo autor de "Um Anjo Caiu do Céu", "Vamp" e "Corpo Dourado", "Três Irmãs" é uma comédia romântica. A história se passa em Caramirim, uma cidade parecida com Paraty, no litoral do Sul Fluminense. A vida das irmãs - Alma, uma médica, Suzana, professora, e Dora, que vive à toa mesmo - é sacudida com a chegada de um trio de surfistas e tanto: Bento (Palmeira), Gregg e Eros.
O clima é leve, como vem sendo mostrado no teaser da novela: os atores carregando uma prancha gigante e fazendo graça ao som de "Dont Worry, Be Happy", de Bobby McFerrin.



