• Carregando...
Ian McKellen ajudou a criar um aplicativo para celulares e tablets com as obras de Shakespeare. | Niklas Halle’n/AFP
Ian McKellen ajudou a criar um aplicativo para celulares e tablets com as obras de Shakespeare.| Foto: Niklas Halle’n/AFP

Por ocasião do 400.º aniversário da morte de William Shakespeare, o ator britânico Sir Ian McKellen, um dos mais eminentes atores de sua época, afirmou que o escritor é o “dramaturgo supremo”. “Qualquer dramaturgo, escritor, espectador de Shakespeare dirá que é o mais incrível dos dramaturgos”, disse, no lançamento de um aplicativo das obras de Shakespeare para celulares.

“Sua imaginação pode transportar a alma e o coração de todo tipo de gente: ambiciosos, solitários, desafortunados, sinceros, famílias, crianças, pais separados, gêmeos que se reencontram”, enumerou o ator de 76 anos, mundialmente conhecido por interpretar Gandalf na saga O Senhor dos Anéis. Além disso, há nas obras de Shakespeare “muitas coisas divertidas, piadas. Parece que era capaz de escrever sobre cada um de nós”.

Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, William Shakespeare fala de seu grande amor e diz temer a morte

Dramaturgo inglês também falou sobre a infância em Stratford-upon-Avon, a luta pelo poder e suas influências literárias

Leia a matéria completa

Ian McKellen prestará homenagem ao escritor neste sábado ao lado um elenco de estrelas como Judi Dench, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch e Joseph Fiennes, em um espetáculo com o título Shakespeare Live!, em Stratford-upon-Avon, a cidade natal de Shakespeare.

“Me preparo para Shakespeare lendo e tentando entender sempre como escrevia e porque escrevia desta maneira”, explicou. “Muitas de suas obras são escritas em verso e o ritmo destes versos é como o do coração humano. É, de algum modo, o ritmo de nossa língua hoje em dia. Falamos em verso branco [com métrica regular, mas sem rima] sem nos dar conta”.

Ao contrário de outros atores, Ian McKellen nunca se viu intimidado por Shakespeare. “Nunca pensei que era de difícil acesso porque faz parte da minha vida desde que comecei a assistir a obras de todo tipo, quando tinha 8 ou 9 anos. Algumas destas obras eram de Shakespeare, mas para mim eram sobretudo teatro, e era agradável”, recordou.

Britânicos prestam tributo a Shakespeare no 400.º aniversário de sua morte

Teatro em Londres montou apresentação especial para o presidente americano, Barack Obama

Leia a matéria completa

Ativista dos direitos dos homossexuais, McKellen não se transformou em ator “especificamente por causa de Shakespeare”, mas porque “amava muito o teatro”. Há alguns meses, o ator causou polêmica ao dizer que as pessoas “não deveriam se preocupar em ler Shakespeare”, explicando que “Shakespeare não queria ver suas obras em um livro, queria vê-las em um teatro”.

Vinte anos depois de sua moderna adaptação ao cinema de Ricardo III, McKellen e o diretor Richard Loncrain apresentaram um aplicativo que permitirá escutar e ler ao mesmo tempo o dramaturgo. A empresa Heuristic Media desenvolverá 37 aplicativos no total, cada um dedicado a uma obra de Shakespeare, e a primeira será A Tempestade, a última obra que acredita-se que o bardo escreveu.

Na metade superior da tela, os atores recitam o texto em frente à câmera, sem figurino ou cenário, enquanto os diálogos desfilam pela parte inferior. É possível parar a imagem e obter notas ou comentário com grau de detalhe que depende do nível escolhido (escola, liceu ou universidade).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]