Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Filme

"Idiocracy" passa batido pelos cinemas e é lançado em DVD

Um dos filmes mais comentados dos últimos tempos é também um dos menos vistos. "Idiocracy" (Idiocracia), dirigido por Mike Judge, o criador da dupla Beavis e Butt-Head, é uma comédia em forma de ficção científica que faz uma feroz crítica à sociedade contemporânea, sem poupar as grandes empresas, a mídia e os governantes.

Protagonizado por Luke Wilson ("Os excêntricos Tenembauns") e Maya Rudolph (do programa humorístico "Saturday night live"), tem efeitos especiais competentes e, à moda de Judge, é diversão escrachada e nada sutil. O roteiro, inteligente, mostra um militar medíocre, Joe Bauers (Luke Wilson), que é recrutado para uma experiência do Exército. Os cientistas descobrem como congelar soldados para o futuro. Bouers, então, é recrutado como cobaia, ao lado de uma prostituta chamada Rita (Maya Rudolph).

Mas a experiência, determinada para durar apenas um ano, dá errado, e os dois acordam 500 anos no futuro. O mundo que encontram é caótico. Com o passar dos anos, somente as pessoas com QI baixo se reproduzem, dando origem a uma sociedade de idiotas em 2505. As pessoas atendem pelo nome de corporações (o advogado que defende Bauers no tribunal se chama Fritos), que patrocinam até as roupas dos funcionários do primeiro escalão do governo. O presidente, aliás, é um ex-ator pornô e campeão de luta livre.

Nesse mundo idiotizado, Bauers se torna a pessoa mais inteligente. No começo, isto é um problema. Sua fala normal no século 21 é considerada empolada e afeminada pelos toscos habitantes do século 26, que falam somente usando gírias e quase-grunhidos. Mas seu excelente resultado nos testes de QI chama a atenção do presidente, que o convoca para ser Secretário do Interior, já que é a única esperança de salvar o país da fome e miséria.

Ou seja, tinha tudo para dar certo. Mas, por algum motivo, foi simplesmente abandonado pela Fox, que lançou o filme em apenas 130 salas de cinema em todos os Estados Unidos, e o reduziu, ao final de quatro semanas, a míseras seis salas. Além disso, não fez nenhuma divulgação do filme, como a realização de cabines para os críticos ou mesmo a confecção de um pôster oficial. Sequer chegou a lançar um trailer para exibição antes das outras sessões.

Em outros países, como no Brasil, o filme chegará diretamente em DVD. Por aqui, o lançamento está previsto para o dia 7 de março. Não é a primeira vez que isso acontece com Judge. Seu primeiro filme com atores reais, "Como enlouquecer seu chefe", com Jennifer Aniston, também foi negligenciado pela Fox nos cinemas. Depois, a versão home vídeo vendeu 6 milhões de cópias.

Desta vez, nenhuma explicação. Nem a Fox, nem Mike Judge se pronunciaram sobre o assunto. Ninguém, ironicamente, quer parecer o idiota da história.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.