Um filme de Bollywood sobre uma mãe solteira e a luta de seu filho para conviver com o HIV estreou nos cinemas indianos na semana passada, marcando a primeira incursão da Igreja Católica indiana no cinema comercial.
"Aisa kyun hota hai" (em tradução livre, "Por que isso acontece?") é falado em hindi e foi financiado pela Igreja. Espera-se que o filme consiga disseminar informações sobre o HIV entre os 1,1 bilhão de habitantes da Índia, dos quais mais de 5,1 milhões vivem com o vírus.
A Índia é o segundo país mais atingido pela doença, depois da África do Sul.
- A mensagem do filme é a de que os jovens de hoje devem adiar sua iniciação sexual, praticar sexo seguro e ser fiel com o parceiro e não ser preconceituoso com outras religiões - disse o reverendo Dominic Emmanuel, produtor-executivo do filme e um porta-voz da diocese católica em Nova Délhi.
A produção também destaca a harmonia religiosa em uma Índia pluralista.
- Decidimos usar o cinema popular de Bollywood para que nossa mensagem seja disseminada, porque desse modo ela atinge o número máximo de pessoas - disse Emmanuel.
Até agora o filme teve uma resposta morna do público, mas seus produtores esperam que ele se saia bem no leste e no nordeste do país, onde se encontra a maior parte dos 2% de cristãos da Índia.
O filme traz canções e danças e é bem melodramático. Conta a história de um filho rebelde que busca ganhar dinheiro e respeito para sua mãe - que foi abandonada pelo marido -, mas termina pagando por suas indiscrições sexuais e infecta sua namorada com o HIV.
Rati Agnihotri faz a mãe no filme de US$ 440 mil, que também traz no elenco vários jovens atores desconhecidos.



