Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto

“Inspiração” dos Beatles, Ravi Shankar morre aos 92 anos

 | Herwig Prammer / Reuters
(Foto: Herwig Prammer / Reuters)

Ravi Shankar, o mestre da cítara que popularizou a música indiana em todo o mundo e inspirou os Beatles, morreu na última terça-feira, aos 92 anos, em San Diego, na Califórnia, onde se recuperava de uma cirurgia no coração. Shankar já era um músico famoso na Índia em 1966 quando foi apresentado, em Londres, a George Harrison e a Paul McCartney.

A associação com os Beatles, em especial com George Harrison, tornou Shankar famoso em todo o mundo. Os sons da cítara inspiraram os Beatles em sua fase psicodélica, que teve seu auge no LP Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967. Rolling Stones, Grateful Dead e, posteriormente, o Led Zeppelin, também se disseram inspirados por Shankar.

Shankar deixa duas filhas: Anoushka Shankar, virtuose da cítara, e a cantora Norah Jones, que estava em turnê no Brasil. Por meio do Facebook, Norah informou o cancelamento das apresentações brasileiras.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.