Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Invenção carioca, pagode jazz chega ao Paiol

O grupo carioca Pagode Jazz Sardinha’s Club faz música instrumental com suingue e bom humor | Divulgação
O grupo carioca Pagode Jazz Sardinha’s Club faz música instrumental com suingue e bom humor (Foto: Divulgação)

À primeira vista, o nome pode causar estranheza e remeter ao estilo que ficou conhecido nos anos 90 como aquele subgênero do samba feito de baladas açucaradas e de refrões fáceis sobre amor. Mas o "pagode" do grupo de música instrumental carioca Pagode Jazz Sardinha’s Club (confira o serviço completo do show), que se apresenta hoje, às 21 horas, no Teatro Paiol, vem do significado original da palavra, que também é o nome da festa onde se toca samba e música brasileira. "Nós íamos aos pagodes e tocávamos choro, de forma improvisada, livre", explica o bandolinista do grupo, Rodrigo Lessa.

Ele vai adiante: "Pagode jazz é diferente do samba jazz – os trios de baixo, bateria e piano dos anos 60 que não queriam pandeiro e cavaco. O pagode jazz tem pandeiro, violão, bandolim, tem a batucada, a coisa afro. É outra coisa. Por isso, é uma invenção", diz Lessa, o autor da música que deu nome à banda, formada ainda por Eduardo Menezes (baixo), Roberto Marques (trombone), Eduardo Neves (flautas e saxofones), Marcos Esguleba (percussão), Xande Figueiredo (bateria) e Bernardo Bosisio (violão e guitarra).

Os músicos apresentam o recém-lançado Cidade Mestiça, terceiro disco do grupo, que mescla samba, jazz, choro, bossa nova, funk e até salsa e maxixe em uma mesma música. "Temos raízes, mas não temos compromissos de fazer músicas de raiz. É uma música que tem a missão de criar uma coisa nova, do seu tempo", diz Lessa. O primeiro disco, lançado em 1999 e que também leva o nome do grupo, teve boa repercussão. "É difícil criar uma identidade num primeiro disco como conseguimos. E optamos por desenvolver e aprofundar a linguagem construída nos outros trabalhos", conta Lessa, que garante: o show de hoje já foi testado e aprovado no Rio de Janeiro. "Vamos fazer um show muito bonito em Curitiba", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.