Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Patrimônio

Inventário de museus russos pode demorar 10 anos

Pode levar 10 anos para que os museus da Rússia completem um inventário de seus tesouros, depois que veio a público um escândalo de roubos de arte no museu Hermitage, disse uma autoridade nesta terça-feira.

- Se o governo decidir que a comissão deve computar todos os 79 milhões de artefatos em museus russos, isso poderá levar uma década - disse Anna Kolupayeva, chefe do departamento de herança cultural da agência federal de cultura, segundo a agência de notícias Itar-Tass.

O presidente Vladimir Putin ordenou o inventário depois que ladrões foram descobertos no museu Hermitage de São Petersburgo, no mês passado. O marido de uma curadora foi acusado de roubo.

Descobriu-se que pelo menos 5 milhões de dólares em artefatos, principalmente peças laqueadas ou prateadas da Idade Média e do século 19, estão desaparecidas.

Apenas 20 dos mais de 200 itens foram recuperados. O Hermitage é um dos principais museus do mundo, com mais de três milhões de objetos, abrangendo de estatuetas da Idade da Pedra a pinturas de Pablo Picasso.

O roubo dos tesouros de arte da Rússia - incluindo milhares de ícones ortodoxos - se espalharam depois da derrocada da União Soviética, com quadrilhas atacando coleções de arte para vender ao exterior.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.