
Preparado para voltar às telas no dia 2 de novembro, uma vez mais na pele de Daniel Craig, em 007 Operação Skyfall, James Bond vai festejar dois aniversários em 2012. Ao mesmo tempo em que completa 60 anos de existência, o espião criado em fevereiro de 1952 pelo escritor inglês Ian Fleming (1908-1964) comemora suas bodas de ouro com o cinema. Em 6 de outubro de 1962, Sean Connery estrelou 007 contra o Satânico Dr. No, iniciando uma das franquias mais rentáveis da indústria do entretenimento. Para celebrar o cinquentenário cinematográfico do herói, exposições, coleção de Blu-rays, livro e HQ vão explorar a mitologia do espião mais famoso da cultura pop.
Até dezembro, o National Motor Museum, em Beaulieu, Hampshire, na Inglaterra, sedia a exposição Bond in Motion, que, desde janeiro, expõe 50 veículos utilizados na série. Entre jatos, helicópteros, motos e todos os Astor Martins pilotados por Bond, a galeria dá destaque a um dos carros mais valiosos vistos na série: o Rolls-Royce Phantom usado em 007 contra Goldfinger (1964).
Estilo Bond
Já em Londres, a partir do dia 6 de julho, o Barbican, um dos centros culturais mais importantes da Inglaterra, reúne figurinos, documentos, engenhocas e pistolas usadas nos filmes na exposição Designing 007 50 Anos do Estilo Bond. Inclua entre as peças os dentes de aço do vilão Jaws, que enfrentou Roger Moore em 007 contra o Foguete da Morte (1979), no Rio de Janeiro.
Na galeria projetada pelo arquiteto Ab Rogers, no térreo do Barbican, estarão 350 itens, abrangendo toda a filmografia de 007, incluindo peças do cenário de Skyfall, cuja direção ficou a cargo de Sam Mendes (Beleza Americana). Entram na galeria gadgets como a maleta explosiva de Moscou contra 007 (1963) e as armas desenhadas pelos especialistas em efeitos especiais John Stears e Chris Corbould. Também foram garimpados storyboards e desenhos de sets de filmagem de Ken Adam, Peter Lamont e Syd Cain.
O Barbican reuniu ainda os trajes de todas as fases dos filmes de Bond, incluindo os smokings dos seis atores que encarnaram 007 na telona: Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e agora Craig, cuja sunga azul usada em Cassino Royale (2006) será exposta. "Mostramos o processo do design nas várias áreas de produção dos filmes", diz a figurinista Lindy Hemming, uma das curadoras da exposição.
Também curadora, a historiadora de moda Bronwyn Cosgrave lembra que os figurinos dos primeiros filmes, que não foram guardados, estão sendo recriados por Lindy. "Ainda teremos peças criadas por Givenchy, Tom Ford (atual designer dos ternos de Bond) e Versace", diz Bronwyn, lembrando que a mostra no Barbican termina no dia 5 de setembro e vai viajar por três anos. Depois de Londres, a próxima parada é Toronto. Mas Cosgrave diz que há chances de a mostra vir ao Brasil.
No mercado editorial, o aniversário de 007 mobiliza a produção de um novo romance, ainda sem título definido, escrito por William Boyd. E há duas semanas, a editora Titan Books publicou uma coletânea das tiras em quadrinhos de 007 escritas por Jim Lawrence e desenhadas por Yaroslav Horak.
Até outubro, a caixa Bond 50, com a versão Blu-ray dos 22 longas da série, chegará às lojas oferecendo 130 horas de material documental para a alegria dos bondmaníacos.





