
O vencedor do Oscar Jamie Foxx volta às telas no drama "The Soloist", dirigido por Joe Wright (diretor de Desejo e Reparação, de 2007). O filme estréia nos cinemas norte-americanos no dia 24 de abril de 2009.
A trama é baseada na história real do jornalista Steve Lopez, colunista do jornal Los Angeles Times, que escreveu uma série de crônicas e, posteriormente, um livro, sobre o músico Nathaniel Ayers (Foxx), que desenvolveu esquizofrenia no segundo ano da prestigiosa escola de Juilliard. Ele se tornou um sem-teto nas ruas de Los Angeles, onde sobrevive tocando seu violino e violoncelo.
Lopez (Downey Jr.) descobre o talento excepcional de Ayers, e começa a contar sua história em sua coluna no jornal. Eles começam a desenvolver uma profunda amizade que tem por objetivo concretizar um sonho de Ayers: o de tocar no Walt Disney Concert Hall.
O elenco conta ainda com Catherine Keener, que vive a editora de Lopez no Los Angeles Times; Peter Snyder, um músico da filarmônica de Los Angeles que tenta reabilitar Ayers para a música; Lisa Gay Hamilton, como irmã de Nathaniel Ayers e Rachael Harris como colega de trabalho de Lopez.
Com um orçamento estimado em US$ 60 milhões (o dobro do orçamento do filme anterior de Wright, "Desejo e Reparação"), o lançamento de "The Soloist" foi adiado de novembro de 2008 para março de 2009, e em seguida transferido novamente para abril.














