
O cenário do novo filme de Michael Mann se difere - e muito - do seu último trabalho como diretor, Miami Vice. Em Public Enemies, ele conta com Johnny Depp no papel do lendário criminoso John Dillinger, um dos mais procurados pela polícia em meio à Grande Depressão americana na década de 30. O filme tem previsão de estreia no Brasil no dia 3 de julho de 2009.
Michael Mann tem eu seu currículo filmes de peso (O Aviador e O Informante), e já foi indicado ao Oscar uma vez como Melhor Diretor. Em Public Enemies, ele tem a tarefa de gravar com câmeras de alta definição um filme que se situa há quase 80 anos atrás, com base no livro homônimo escrito por Bryan Burrough.
A trama traz o agente do FBI Melvin Purvis (Christian Bale), que tem por objetivo por fim nas ações dos criminosos Dillinger, Baby Face Nelson (Stephen Graham) e Pretty Boy Floyd (Channing Tatum). Dillinger foi um ladrão de banco carismático e sem limites, que conseguiu despistar a polícia, fugir da prisão, e seu tornou uma figura icônica para a população que não tinha remorso pelos bancos que afundaram o país na depressão.
Marion Cotillard, vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2007, vive Billie Frechette, uma cantora e namorada do criminoso Dillinger.
Baseado em uma história real, o filme tem como uma das locações a chamada Little Bohemia Lodge, na cidade de Manitowish Waters, no Estado americano de Wisconsin. O local sediou uma batalha armada entre Dillinger e Purvis em 1934, e permanece exatamente igual ao que era há 75 anos.
O Projeto
A história de Public Enemies foi pensada primeiramente como uma série de televisão, que chegou a ser vendida para o canal HBO. Bryan Burrough foi convidado a escrever o roteiro, mas preferiu transformar a história em um livro.
Após a publicação em 2004, os diretos autorais foram devolvidos e, em seguida, vendidos para os representantes de Michael Mann e Leonardo DiCaprio, que também estava interessado em viver o papel de Dillinger. DiCaprio deixou o projeto para se dedicar ao filme Ashecliffe, de Martin Scorsese.
Exibições teste revelam teor do filme
Ainda em fase de pós-produção, foram realizadas em fevereiro as primeiras exibições teste do filme Public Enemies. Os comentários são, em sua maioria, positivos, especialmente por conta da atuação de Johnny Depp, que entrega um papel bastante diferente de seus personagens tradicionais.
No entanto, um ponto criticado foi o fato das cenas de ação ficarem deslocadas em relação ao romance desenvolvido entre o personagem de Depp e Marion. Há também quem opine que o filme é "longo demais", e que falha ao não desenvolver cada personagem. Além disso, duas cenas fortes de violência "ficam distorcidas em relação ao resto do filme".













