
O escritor português José Saramago foi homenageado na quarta-feira (26) durante o lançamento mundial de seu novo livro, "A viagem do elefante", na Academia Brasileira de Letras. Saramago doou o primeiro exemplar da edição especial numerada do livro para a instituição.
A cerimônia foi encerrada com uma sessão de autógrafos, e contou com discurso de Saramago, que falou sobre a língua portuguesa e a literatura: "A questão da linguagem é fundamental na narrativa", disse, citando o romance "Grande sertão: Veredas" de Guimarães Rosa como exemplo.
José Saramago é o único escritor da língua portuguesa premiado com o Nobel da Literatura, e é conhecido internacionalmente por romances como "A jangada de pedra" e "Ensaio sobre a cegueira" este último, adaptado para o cinema sob ó título de "Cegueira" pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. Em setembro de 2008, o escritor abriu um blog onde relata suas opiniões e reflexões inclusive sobre o Brasil.
Saramago participa ainda do lançamento do novo romance no SESC Pinheiros, em São Paulo, nesta quinta-feira (27) e da inauguração da exposição "José Saramago: A Consistência dos Sonhos", que abre na próxima sexta-feira (28) no Instituto Tomie Ohtake.
Enredo
"A viagem do elefante" é baseado em um fato verídico: o rei de Portugal, Dom João III, resolveu dar um elefante de presente ao arquiduque da Áustria em 1551. O romance mostra a jornada do elefante Salomão, que encontra pela Europa uma série de personagens históricos e anônimos.



