Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival

Kátia Lund arrebata Veneza com filme sobre infância

Um pungente filme coletivo sobre os problemas da infância no mundo, "All the invisible children" (em tradução livre, "Todas as crianças invisíveis"), chamou a atenção da crítica e do público do 62º Festival de Veneza esta quinta-feira. O filme, idealizado pela italiana Chiara Tilesi, inclui oito cineastas famosos do mundo todo, entre eles a brasileira Kátia Lund, diretora de "Cidade de Deus" ao lado de Fernando Meirelles.

Os outros diretores são o sérvio Emir Kusturica, o argelino Mehdi Charef, o americano Spike Lee, os britânicos Ridley e Jordan Scott, o italiano Stefano Veneruso e o chinês John Woo. Ao todo, são sete curtas-metragens. Cada um narra uma história diferente sobre as deploráveis situações de crianças em várias partes do mundo.

Kátia Lund retrata em "Bilu e João" o dia-a-dia de um casal de crianças comerciantes que fazem de tudo para sobreviver às agitadas e perigosas ruas de São Paulo.

O diretor argelino Mehdi Charef narra em seu filme "Tanza" a terrível vida de uma criança de 12 anos envolvido em um exército informal, que supostamente luta pela liberdade de uma região africana.

Emir Kusturica conta em "Blue gipsy" a história de um jovem cigano que descobre ficar melhor dentro de uma prisão do que fora dela. Spike Lee nos apresenta em "Jesus Children of America" a angustiante história de uma adolescente, que descobre ser filha soropositiva de um casal de viciados.

Os britânicos Ridley e Jordan Scott dirigiram "Jonathan", um hipnótico drama sobre um fotógrafo de guerra que, motivado pelo que registrou, deve voltar à infância para se livrar do sofrimento.

Stefano Veneruso escreveu e dirigiu "Ciro", a história de um menino que vive entre o crime e o jogo na cidade de Nápoles. E, finalmente, John Woo narra em "Song song and little cat" a vida de duas meninas de diferentes classes sociais, que se encontram graças a uma terrível coincidência.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.