Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Visuais

Lançamento de Sonhos, de Raul Cruz, é adiado

Linoleogravura sem título, feita por Raul Cruz em 1989 | Reprodução
Linoleogravura sem título, feita por Raul Cruz em 1989 (Foto: Reprodução)

A esta altura, quem compareceu às festividades de dez anos de aniversário do Beto Batata, na última sexta-feira, já descobriu que o lançamento de Sonhos, livro que reúne obras do pintor curitibano Raul Cruz, previsto para integrar a comemoração, conforme noticiou a Gazeta do Povo do dia, foi cancelado.

De acordo com o organizador da obra e irmão do artista, o ilustrador Luiz Alberto Borges da Cruz, conhecido como Foca, trata-se de um adiamento. O volume deve ser enfim lançado dia 9 de junho, juntamente a uma exposição dedicada ao neoexpressionismo paranaense, de nomes como Cruz e Geraldo Leão, no Paço da Liberdade. A mostra terá curadoria de Marco Melo, da Casa da Imagem, e se estenderá até 2 de julho.

Foca pretende só então, simultaneamente, promover o lançamento no Beto Batata.

Coisa de irmão

A coletânea, de viés biográfico, traz mais de uma centena de pinturas produzidas entre 1982 e 1993, ano da morte prematura do artista, aos 36 anos. A maior parte dessas obras pertence a seu irmão, algumas estão no acervo da família ou de amigos, e outras foram cedidas pelo Museu de Arte Contemporânea, a Secretaria da Cultura e a Fundação Cultural. Entre elas, há inéditas em acrílico sobre papel, que datam por volta de 1983 ou 1984, fase anterior a Raul se firmar com a pintura sobre tela.

O organizador do livro se propôs a fazê-lo do ponto de vista fraterno, sem aspirações analíticas ou críticas. "Fiz a seleção de coisas realmente importantes e das que ele gostava", diz. Taxou-as de "sonhos", por boa parte dos quadros buscar elementos oníricos, dramáticos e caóticos. Uma tiragem especial, que não estará a venda, foi preparada de modo a ser "pendurável" em paredes. A capa desta é feita em tecido, e acompanha uma moldura de madeira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.