
Alice no país das maravilhas
(Alice in Wonderland, EUA, 2010). Direção de Tim Burton. Com Johnny Depp, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter. Fantasia. 109 min. Classificação indicativa: 10 anos.
A versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll foi esperada com festa pelos fãs do cineasta. Ele parecia ser a escolha perfeita para transpor uma história tão surreal. Mas a imensa expectativa terminou em frustração diante de um filme que está mais para um Harry Potter de anáguas do que para Edward Mãos-de-Tesoura. O roteiro, feito para resultar em um blockbuster com apelo popular, reconstrói a história e, sobretudo, Alice Através do Espelho, como uma espécie de jornada feminista com toques politicamente corretos.
Polícia, Adjetivo
(Politist, Adjectiv, Romênia, 2009). Direção de Corneliu Porumboiu. Com Dragos Bucur, Vlad Ivanov e Irina Saulescu. Drama. 115 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Após 4 Anos, 3 Meses, 2 Dias e Como Festejei o Fim do Mundo, mais um pequeno filme romeno chama a atenção no Brasil. Polícia, Adjetivo, de Corneliu Porumboiu, foi exibido na Mostra de São Paulo do ano passado após receber os prêmios da crítica e especial do júri na Mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes. O realismo seco e o senso de humor ácido que caracterizam os filmes daquele país são marcas deste, que acompanha a investigação policial de uma denúncia contra um adolescente que fuma haxixe e oferece a droga com frequência a dois amigos na Romênia, isso é o suficiente para levá-lo à cadeia.




