
Arraste-me para o Inferno
(Drag Me to Hell. EUA, 2009). Direção de Sam Raimi. Com Justin Long, Alison Lohman e Jessica Lucas. Terror. 99 min. Classificação indicativa: 18 anos.
De olho numa promoção, uma jovem funcionária de banco se sente na obrigação de negar o pedido, feito por uma cigana, de estender o prazo para o pagamento de sua hipoteca. A resposta negativa indica que a mulher será despejada. Tomada de fúria, ela amaldiçoa a garota, que se vê enfrentando situações bizarras e assustadoras. Em busca de uma folga da cinessérie Homem-Aranha, o diretor Sam Raimi procurou voltar às suas origens e fazer um filme semelhante a Uma Noite Alucinante, sua estreia nos anos 80. Arraste-me para o Inferno é tosco de propósito e faz terror com senso de humor (o chamado "terrir"). GG1/2
Che 2 A Guerrilha
(Che Part Two. EUA, 2009). Direção de Steven Soderbergh. Com Benicio Del Toro, Carlos Bardem e Demian Bichir. Drama. 135 min. Classificação indicativa: 14 anos.
A segunda parte da cinebiografia de Ernesto "Che" Guevara (1928-1967), rodada por Steven Soderbergh, é mais experimental do que a primeira. O fato de assistir ao filme anterior, sobre a revolução cubana liderada por Fidel Castro, pode ajudar a criar um panorama mais complexo da vida do revolucionário argentino. Mas Che 2 também funciona sozinho e mostra Guevara na campanha boliviana. Pelo menos um terço do filme se passa na floresta durante uma perseguição claustrofóbica, com o protagonista se arrastando pelo chão em meio a uma de suas crises terríveis de asma.
Brüno
(Eua, 2009). Direção de Dan Mazer. Com Sacha Baron Cohen, Gustaf Hammarsten e Alice Evans. Comédia. 81 min. Classificação indicativa: 18 anos.
O comediante Sacha Baron Cohen se tornou célebre com Borat, o repórter do Cazaquistão, no filme que levava o nome de seu personagem. Agora, ele deixa de lado as piadas xenófobas e parte para o humor de gênero, encarnando o modelo homossexual Brüno. A grande sacada de Cohen, agora, é mais ou menos a mesma da produção anterior. Ao incitar algumas pessoas a expor o que têm de pior, ele consegue transformar os preconceituosos em piada. Como ator, ele tem um método suicida: é capaz de fazer qualquer coisa qualquer coisa mesmo e não parece preocupado com as consequências. GGG1/2
A Luz da Cidade
(Thomas Kinkades Home for Christmas. EUA, 2008). Direção de Michael Campus. Com Marcia Gay Harden, Peter OToole e Jared Padalecki. Drama. 96 min. Classificação indicativa: não fornecida.
O filme imagina as inspirações do artista Thomas Kinkade (Jared Padalecki) enquanto pintava o quadro "The Christmas Cottage", além de mostrar como o artista resolveu explorar seu talento de pintor quando descobriu que sua mãe (Marcia Gay Harden) estava prestes a perder a casa da família. Filme é lançado diretamente em DVD no Brasil. Os destaques da produção são, sem dúvida, a americana Marcia Gay Harden (atriz que trabalhou para Clint Eastwood em Sobre Meninos e Lobos e Cowboys do Espaço) e o irlandês Peter OToole (o Lawrence da Arábia, na produção de 1962, hoje com 77 anos).







