Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lançamento

Lennon apaixonado

Sean, filho de John, forma dupla com a talentosa namorada Charlotte para criar canções sobre o amor em Acoustic Sessions

Sean Lennon e Charlotte Kemp Muhl se amam como John amava Yoko, e fazem músicas sobre isso | Divulgação
Sean Lennon e Charlotte Kemp Muhl se amam como John amava Yoko, e fazem músicas sobre isso (Foto: Divulgação)

Assim como o pai, Sean Lennon costuma compor músicas versando sobre experiências íntimas. Foi o fim traumático de um relacionamento que inspirou as canções de Friendly Fire, segundo álbum do filho de John e Yoko, lançado em 2006.

Quatro anos se passaram e ele parece ter superado o que tinha para superar, conheceu uma garota linda e genial chamada Charlotte Kemp Muhl e, com ela, criou o projeto The Ghost of a Saber Tooth Tiger, "O fantasma de um tigre-dentes-de-sabre", ou simplesmente The GOASTT (que também dá para pronunciar como ghost).

Os dois, sem mais ninguém, gravaram o álbum Acoustic Sessions, coassinando as composições e tocando todos os instrumentos. Sean no violão e Charlotte transitando por percussão, acordeão e violão também.

Os dois temas que predominam nas faixas do disco são o tempo e o amor – e a ação de um sobre o outro. O primeiro verso de "Lavender Road" pergunta para onde vai o tempo ("Where does the time go?") e continua com os a­­­mantes, otimistas, cantando em uníssono: "Aqui vamos nós, abrindo as cortinas do espetáculo de mágica, heróis e fantasmas sentados na primeira fila".

Eles estão apaixonados e não podem evitar o impulso de mostrar o que sentem para todo mundo. A letra de "Shroedinger’s Cat" é extremamente romântica, a um passo do constrangedor, como só alguém apaixonado se dispõe a ser, e diz: "Como uma árvore que cai sozinha na floresta sem fazer barulho, eu não consigo ter certeza de que existo quando você não está por perto".

Mudando um pouco de assunto, os dois falam do futuro e sobre como a água será mais valiosa do que ouro em "Dark Matter. White Noise". Antes, "Rainbows in Gasoline" é a mais abstrata das nove canções, falando de "nuvens de camaleão" e perguntando o que fazer na noite em que "a lua despencar".

Em Acoustic Sessions, a parte instrumental funciona quase como uma trilha sonora para as letras e são poucos os momentos em que o violão aparece acompanhado. Esse formato acústico e mínimo acaba chamando atenção para as letras, dá espaço para que os versos tomem conta da cena. Sean e Charlotte cantam juntos, numa voz só, quase o tempo todo, o que parece outra forma de afirmar o vínculo que têm. Eles não se separam nunca.

Também nesse aspecto Sean lembra o pai, John Lennon, que bradava seu amor por Yoko e, diz a lenda, não deixava dela nem para ir ao banheiro sozinho. Não por acaso, Sean e Charlotte posaram para uma fotografia que cita a imagem famosa feita por Annie Leibovitz para a revista Rolling Stone, em que John aparece nu em posição fetal deitado ao lado de Yoko. Na versão de Sean, é Charlotte que aparece nua.

Tanto amor resultou em um disco despretensioso do tipo capaz de salvar um dia ruim (você está sombrio, ouve o disco e fica bem). O nome do projeto pode soar um pouco empolado, mas não reflete a simplicidade das músicas – como nos versos finais da última faixa, "Song for James": "Acordei, escovei os dentes, fiz um chá e liguei a televisão. Nada para ver, voltei para a cama por causa de uma coisa que você disse. Você é como uma canção que grudou na minha cabeça". GGGG

Serviço:

Acoustic Sessions, de The Ghost of a Saber Tooth Tiger. Chimera Music. US$ 12 (importado). Folk.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.