
No terceiro dia da 32.ª Semana Literária do Sesc e da 11.ª Feira Universitária do Livro da Editora UFPR, a mesa-redonda Leituras Cruzadas tenta definir o que é o "leitor adulto" no Brasil.
O debate, às 9h30, será travado pelo autor e crítico literário pernambucano Lourival Holanda e o crítico e jornalista paulista Marcelo Coelho, com mediação do curador do evento, o escritor e diretor da Biblioteca Pública do Paraná Rogério Pereira.
A premissa do bate-papo é que o leitor se forma na infância, a partir dos livros de ficção. O problema seria definir o leitor na fase adulta: seria apenas aquele que continua lendo ficção ou os leitores de outras áreas como filosofia, antropologia e história também entram na cota de leitores?
Com ampla experiência acadêmica como professores e pesquisadores, os autores convidados irão tentar responder a essas e outras questões.
Para Coelho, livros de não ficção podem "perfeitamente ser um caminho para a literatura e, de resto, as biografias, os livros de história do Brasil e os de jornalismo são responsáveis pelos maiores best sellers ultimamente."
Ele se diz, porém, "cético" quanto à possibilidade de se conseguir "resgatar" para o mundo da literatura as crianças e adultos que não se interessam muito por isso.
A semana literária tem diversas atividades ao longo do dia na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Central da UFPR. Confira ao lado outros destaques da programação.



