Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Semana Literária

Literatura versus leitura “útil”

Mesa-redonda discute o prazer e a obrigação na formação do leitor

Marcelo Coelho participa do debate | Divulgação
Marcelo Coelho participa do debate (Foto: Divulgação)

No terceiro dia da 32.ª Se­­mana Literária do Sesc e da 11.ª Feira Universitária do Livro da Editora UFPR, a mesa-redonda Leituras Cruzadas tenta definir o que é o "leitor adulto" no Brasil.

O debate, às 9h30, será travado pelo autor e crítico literário pernambucano Lourival Holanda e o crítico e jornalista paulista Marcelo Coelho, com mediação do curador do evento, o escritor e diretor da Biblioteca Pública do Paraná Rogério Pereira.

A premissa do bate-papo é que o leitor se forma na infância, a partir dos livros de ficção. O problema seria definir o leitor na fase adulta: seria apenas aquele que continua lendo ficção ou os leitores de outras áreas – como filosofia, antropologia e história – também entram na cota de leitores?

Com ampla experiência acadêmica como professores e pesquisadores, os autores convidados irão tentar responder a essas e outras questões.

Para Coelho, livros de não ficção podem "perfeitamente ser um caminho para a literatura e, de resto, as biografias, os livros de história do Brasil e os de jornalismo são responsáveis pelos maiores best sellers ultimamente."

Ele se diz, porém, "cético" quanto à possibilidade de se conseguir "resgatar" para o mundo da literatura as crianças e adultos que não se interessam muito por isso.

A semana literária tem diversas atividades ao longo do dia na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Central da UFPR. Confira ao lado outros destaques da programação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.