• Carregando...
 | Carlos Roberto Zanello de Aguiar/Divulgação
| Foto: Carlos Roberto Zanello de Aguiar/Divulgação

O poeta curitibano Paulo Leminski completaria 71 anos de vida na próxima segunda-feira (24), e sua carreira ganha uma programação especial em dois espaços culturais de Curitiba. Entre os dias 24 e 29 de agosto, a Casa da Leitura (R. Padre Gaston, s/n – CIC) realiza leitura de poemas, exibição de filmes e pocket-shows com entrada franca.

Em paralelo, a Casa da Cultura Polônia Brasil promove o lançamento da edição bilíngue da obra “Meu Coração Polaco Voltou”, no dia 1º de setembro, um sarau poético e uma exposição inédita sob a curadoria de Aurea e Estrela Leminski, filhas do escritor.

Poemas e Bellowars

Para iniciar as festividades na Casa da Leitura, a obra “(Quase) Toda Poesia” terá diversos poemas interpretados pelos contadores de histórias Leandro Toporowicz e Ygor Dalaqua, na segunda. Nos dias seguintes, haverá também um aprofundamento nos livros “Quarenta clics de Curitiba” e “O Cachorro Louco Que Sabia Compor”.

Além da parte literária, o público também poderá assistir ao filme “Bellowars”, de Paulo Munhoz, que faz uma adaptação do conto infantil “A Guerra Dentro da Gente” – que também está na programação das rodas de leitura. O longa apresenta a trajetória de Baita, um garoto que deseja tornar-se um guerreiro desde a infância.

Por fim, no sábado, (29), a Casa da Leitura encerra o aniversário de Leminski com a apresentação “Distraídos Cantaremos”, do trio Aqueles Três, que também mostra canções compostas pelo eterno caboclo polaco-paranaense.

Obra exclusiva e documentos originais

Em parceria com a família do curitibano, a Casa da Cultura Polônia Brasil preparou uma série de atividades a partir da próxima segunda até o mês de outubro. Na data em que faria seu aniversário, o local recebe uma palestra com o professor e doutor em literatura polonesa da UFPR Marcelo de Paiva Souza, que falará mais sobre a Polônia dentro da obra do artista.

O grande destaque da programação do espaço cultural fica para o dia 1º de setembro, às 20 horas, com o lançamento da edição brasileira do livro “Meu coração de polaco voltou/ Powróciło moje polskie serce”, formado por 60 poesias de Leminski em uma tiragem exclusiva de mil exemplares. A primeira versão desta nova publicação foi lançada na Polônia, no final de 2014, e ganhou tradução conduzida por PiotrKilanowski, pesquisador e professor do curso de Letras-Polonês da UFPR radicado no Brasil, e Konrad Szcześniak, professor da Universidade da Silésia.

Outra ação diferenciada acontece entre os dias 2 de setembro e 4 de outubro, quando a casa cultural também recebe a exposição “Meu coração de polaco voltou”, com a curadoria de Áurea e Estrela Leminski. A viagem na vida do paranaense é formada por painéis com reprodução de textos, fotos do acervo particular, livros e documentos originais de Leminski.

A programação conta também com o “Sarau poético: Polaco Loco Paca”, uma noite de leituras poéticas com a filha do autor, Aurea Leminski e convidados especiais, no dia 23 de setembro. Todas as atividades possuem entrada franca.

Programação Casa da Leitura Paulo Leminski – Fundação Cultural de Curitiba

Segunda-feira (24), às 14h

Leitura de poemas - “(Quase) Toda Poesia”

Terça-feira (25), às 14h

Leitura de poemas – “O Cachorro Louco Que Sabia Compor” – e apresentação musical de João Moraes

Quarta-feira (26), às 14h

Leitura de trechos de “Guerra dentro da gente” e exibição de “Bellowars”, de Paulo Munhoz

Quinta-feira (27), às 14h

Leitura da obra “Quarenta Clics de Curitiba”, de Leminski e do fotógrafo Jack Pires

Sexta-feira (28), às 14h

Leitura de poemas - “(Quase) Toda Poesia”

Sábado (29), às 11h

Apresentação “Distraídos Cantaremos”, do trio curitibano Aqueles Três

Local: Casa da Leitura Paulo Leminski – R. Padre Gaston, s/n – CIC (ao lado do terminal de ônibus)

Entrada franca

Mais informações: (41) 3212-1402

Programação Casa da Cultura Cultura Polônia Brasil

Segunda-feira (24), às 19h30

Palestra – Polônia na obra de Paulo Leminski, com o professor e doutor em literatura polonesa da UFPR, Marcelo de Paiva Souza

1º de setembro, às 20h

Lançamento do livro bilíngue “Meu coração de polaco voltou/ Powróciło moje polskie serce“ (traduções de PiotrKilanowski e de Konrad Szcześniak.)

2 de setembro a 4 de outubro

Terça a domingo, das 10h às 17h

Exposição “Meu Coração de Polaco Voltou”, com material inédito e curadoria das filhas de Leminski.

23 de setembro, às 19h30

Sarau poético – “Polaco Loco Paca”: Noite com leituras poéticas com Aurea Leminski e convidados.

Local: Casa da Cultura Polônia Brasil - Rua Ébano Pereira, 502, Centro

Entrada franca

Mais informações no site da Casa da Cultura Polônia Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]