• Carregando...
Expoente da poesia marginal, Carneiro é conhecido como compositor desde os anos 1960. | Marcio de Souza /TV Globo
Expoente da poesia marginal, Carneiro é conhecido como compositor desde os anos 1960.| Foto: Marcio de Souza /TV Globo

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegerá nesta sexta-feira, a partir das 16h, no Petit Trianon, o novo ocupante da cadeira 24, que ficou vaga com a morte, no dia 15 de julho, do acadêmico, crítico, teatrólogo, jornalista, professor, ensaísta e historiador Sábato Magaldi.

Seis candidatos concorrem ao posto: o poeta, letrista e roteirista baiano Geraldo Carneiro; o professor Antônio Martins de Araújo, doutor em Letras Vernáculas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Maranhense de Letras; o jornalista e escritor alagoano Ivan Bezerra de Barros; o jornalista e advogado paranaense Osmann de Oliveira; o poeta alagoano José Paulo da Silva Ferreira; e o escritor José William Vavruk.

O favorito para a vaga, segundo informações de bastidores, é Geraldo Carneiro, expoente da poesia marginal e conhecido como compositor desde o final dos anos 1960, por suas parcerias com Eduardo Souto Neto. Por coincidência, a Academia Sueca provocou polêmica ao atribuir, no início deste mês, o Nobel de Literatura a outro cantor e compositor, o americano Bob Dylan.

Cadeiras vagas

Os ocupantes anteriores da cadeira 24 foram Garcia Redondo (fundador), que escolheu como patrono Júlio Ribeiro, Luís Guimarães Filho, Manuel Bandeira e Cyro dos Anjos. Essa é a primeira das três vagas que serão preenchidas nas próximas semanas, depois das mortes recentes de Magaldi, Evaristo de Moraes Filho e Ivo Pitanguy.

“Desde que entrei, há dez anos, não me lembro de uma proximidade de vagas como essa”, diz o presidente da ABL, o acadêmico e professor Domício Proença Filho. “Não consideramos eleições um problema, mas uma contingência. É um ritual difícil. Lamentamos a perda de um companheiro com o qual havíamos convivido, mas ganhamos uma nova experiência.”

Baixe já o aplicativo do Clube do Assinante!

Com ele você pode consultar os parceiros próximos a você, buscá-los por nome ou palavra-chave, e obter o desconto pelo próprio aplicativo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]