
A obra do britânico Neil Gaiman é alvo de um grande culto por parte de apreciadores das histórias em quadrinhos, especialmente por seu personagem mais conhecido, Sandman.
Gaiman, que hoje vive nos EUA, costuma contar entre suas influências desde a infância as obras de C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien e Edgar Allan Poe, entre outros. O amor pelos livros surgiu nos dias enfiado em bibliotecas, quando convencia os pais a deixá-lo fazer isso. A carreira profissional começou como jornalista, sendo que sua estreia literária foi com uma biografia da banda Duran Duran.
Logo Gaiman descobriu sua facilidade em recriar vozes já existentes e criar pastiches, como ele aplica na própria série “Sandman” ao transformar Shakespeare em personagem, por exemplo. “Sandman”, criado em 1988 para o selo Vertigo da DC Comics, foi a primeira graphic novel a receber um prêmio literário, o World Fantasy Award for Best Short Story, em 1991. A colaboração como roteirista ao lado do desenhista Dave Mckean é antiga, sendo que “Os Lobos Dentro das Paredes” foi a primeira investida infantil da dupla.
Sua bibliografia autoral inclui ainda os romances “Neverwhere” (1995), “Stardust” (1999), “American Gods”(2001), entre outros.
Seus fãs são amantes da ficção científica e fantasia em geral, em geral jovens com quem ele mantém relacionamento via redes sociais.



