• Carregando...
Cópia de anúncio do Círculo do Livro | Reprodução/ Internet
Cópia de anúncio do Círculo do Livro| Foto: Reprodução/ Internet

Memória

Nem mesmo os leitores mais novos podem ignorar o que foi o Círculo do Livro. Pelo menos os assíduos frequentadores de sebos – virtuais o não – já devem ter se deparado com obras editadas por ele, que foi febre no Brasil dos anos 1980.

Sócios

Criado em 1973, o Círculo do Livro foi formado pela associação das editoras Abril e Bertelsmann, em um esquema que funcionava à base de catálogos. Era assim: se indicado por alguém que já era sócio, o interessado passava a receber quinzenalmente um livreto com títulos disponíveis.

Alcance

O alcance era democrático e chegava em qualquer município do país, mas, para continuar ativo, o sócio deveria sempre escolher pelo menos uma das obras, que, geralmente, eram vendidas a preços menores do que nas livrarias.

Fim

Com grande aceitação, o projeto surgiu em 1973 e teve seu auge em meados da década de 1980 com 800 mil sócios, segundo o site PublishNews, especializado em mercado editorial. Apesar da boa aceitação, a proposta viu seu lucro declinar e encerrou as atividades em meados dos anos 1990.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]