Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
nova fase

Itaú Cultural assume correalização do Portugal Telecom de Literatura

Prêmio ficou em corda bamba depois de venda da PT para empresa francesa, que abriu mão da responsabilidade pelo certame

O instituto Itaú Cultural confirmou, nesta sexta-feira (29), que vai assumir a correalização do Prêmio Portugal Telecom de Literatura com a curadoria original do evento. O concurso, que se consolidou como um dois mais importantes para honrar produções em língua portuguesa, teve a edição de 2015 ameaçada depois que a Portugal Telecom (PT), representada pela Oi no Brasil, foi vendida para a francesa Altice.

Após a venda consumada, a Oi informou, por meio de nota, que comunicou a curadoria do certame que não caberia mais à empresa decidir sobre o patrocínio ou continuidade do prêmio e que também não tinha interesse em manter patrocínio. Em nota encaminhada nesta sexta, a empresa informou que, a pedido da própria curadoria do prêmio, recomendou a continuidade do concurso “ao futuro acionista da empresa, a quem unicamente cabe qualquer decisão sobre a continuação dos projetos da operadora portuguesa”.

A nova detentora dos serviços da empresa portuguesa teria, contudo, recusado manter a realização. Procurada pela reportagem a Altice não se manifestou.

Também por meio de sua assessoria de imprensa, o Itaú Cultural informou que, como a decisão de assumir o Prêmio Portugal Telecom de Literatura é recente, o conselho do instituto ainda estuda as novas possibilidades de formato e de nome para o concurso. Até agora, só se sabe que o prêmio não deverá levar o nome da instituição.

O prêmio

O Prêmio Portugal Telecom de Literatura nasceu em 2003 com a intenção de indicar os melhores livros do ano escritos por autores brasileiros. Em 2007, o prêmio passou a contemplar autores e obras de todos os países que falam português. O primeiro vencedor do concurso, na categoria contos, foi, inclusive, o curitibano Dalton Trevisan, que venceu com a obra “Pico Na Veia”.

Em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, a curadora do prêmio, Selma Caetano, comparou o futuro do Portugal Telecom de Literatura com o Man Booker Prize, maior concurso de literatura de língua inglesa, e disse que “a maneira democrática e aberta do patrocínio transformará o prêmio, ao longo dos anos, em um projeto do meio literário e editorial”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.