
Neste mês de agosto, está circulando a edição especial do jornal literário Cândido produzido pela Biblioteca Pública do Paraná. Lançado em 2011, o jornal de 32 páginas e tiragem de cinco mil exemplares traz mensalmente, além de informações sobre os projetos da biblioteca, reportagens sobre livros, escritores leitores e o mercado editorial, entrevistas, contos, poemas, crônicas inéditas e trechos de romances.
“Conseguimos mantê-lo, com o mesmo ritmo, nestes anos todos. Acho que somos a única biblioteca pública que tem um jornal literário mensal com esta periodicidade”, diz o diretor da BPP, Rogério Pereira, que divide com o jornalista Luiz Rebinski Jr o controle editorial do “Cândido”.
Na edição comemorativa, distribuída gratuitamente na BPP, há um material sobre a história literária do Paraná: dos primeiros anos após a emancipação política do Paraná (1853), passando pelo simbolismo no século 20, o surgimento de Dalton Trevisan e a Revista Joaquim, a geração de prosadores e poetas dos anos 1980, até os dias de hoje.



