• Carregando...
José Luiz Peixoto, escritor português que abre o Litercultura | Divulgação/
José Luiz Peixoto, escritor português que abre o Litercultura| Foto: Divulgação/

A terceira edição do festival literário Litercultura 2015 começa no dia 9 de maio com a participação do escritor português José Luiz Peixoto. O evento que corresponde ao primeiro capítulo desta edição do festival será no Teatro do Sesc da Esquina às 18h30, com entrada gratuita. Traduzido para mais de vinte línguas, o escritor, poeta e dramaturgo é um dos principais escritores lusos de sua geração e recebeu o prêmio José Saramago de 2001.

Neste ano, o Litercultura terá mais dois capítulos segundo Manoela Leão, diretora do evento. O segundo será em junho e vai trazer o filósofo italiano Gianni Vattmo para um debate com a filósofa Márcia Tiburi e o crítico e jornalista Manuel da Costa Pinto, curador do festival.

Depois, como terceiro e último evento o festival promove três dias de palestras, mesas-redondas, oficinas e outras atrações entre os dias 28 e 30 de agosto. Tanto o segundo , quanto o terceiro capítulo serão na Sociedade Garibaldi.

Segundo Manoela Leão, o evento está mais maduro, apesar do orçamento um pouco menor, e terá uma programação mais “leve”. “A escalação e os temas serão bem variados e menos herméticos nesta edição. Queremos dar espaço a vertentes contemporâneas, como a literatura de fantasia, e irreverentes, como a literatura erótica”, explica.

A grade de convidados ainda não foi confirmada, mas o escritor Reinaldo Moraes, autor de livros como Pornopopeia (2009, Objetiva) e o Cherinho do Amor (2014, Objetiva)” estará presente.

A rodada principal do festival também vai voltar a acontecer no inverno, para não competir com as distrações dos dias de calor em Curitiba. “Nós percebemos que foi o período do ano em que o Litercultura funcionou melhor. Mais perto do final do ano fica mais difícil para professores e alunos comparecerem e nos dias de sol, as pessoas gostam de ir para bares e parques, com toda a razão. No frio é mais gostoso fazer um evento fechado para pensar e debater literatura”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]