i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Literatura

Livro entoa os três acordes da poesia punk

“Punkpoemas”, de Luiz Claudio Oliveira e Osvalter Urbinati, mistura poesia pop à editoração primorosa

  • PorSandro Moser
  • 18/08/2015 17:53
Luiz Claudio Oliveira e Osvalter Urbinati: livro que remete aos fanzines mimeografados dos anos 1980. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Luiz Claudio Oliveira e Osvalter Urbinati: livro que remete aos fanzines mimeografados dos anos 1980.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Poesia crua, em três acordes é matéria-prima do livro “Punkpoemas” feito a quatro mãos pelo escritor Luiz Claudio Oliveira e pelo artista gráfico Osvalter Urbinati.

O volume, publicado pela Nossa Cultura, será lançado nesta quinta-feira (20) na Livraria Arte e Letra.

O livro reúne textos escritos por Oliveira (ou “Lobão”, como é mais conhecido) entre 2006 e 2012 em um blog com o mesmo nome do livro que serviam, segundo o autor, de “respiro poético” para um emprego aborrecido.

“Me obrigava a produzir e publicar sempre para buscar esse prazer que só existe na literatura”.

Mãe e filho olham o muro

Ela fora/ Ele dentro

Ela sente culpa pelo alívio

Ele faz planos para matá-la.

Poema de Luiz Claudio Oliveira.

Lobão explica que o nome da empreitada é inspirado na ética punk do “faça você mesmo”. “Não é tanto a atitude punk violenta, a botinada. A ideia é que você tem que fazer, mesmo que não tenha tempo, mesmo que seja só com três acordes, sem saber se alguém vai querer ler”, explica.

Ainda que tenha testemunhado o nascimento do punk rock em Curitiba (por aqui, o movimento aconteceu na década de 1980), como jornalista e correspondente da revista “Bizz”, Lobão diz que nunca foi punk.

Ele reflete, porém, que a proximidade com os “poetas pop” daquela geração, como Marcos Prado e Thadeu Wojciechowski, o influenciaram para “romper a fronteira entre a prosa e a poesia e escrever de um jeito mais simples, menos erudito, para todo mundo ler”.

Punkpoemas

Luiz Claudio Oliveira (poemas) e Osvalter Urbinati (ilustrações). Nossa Cultura, 112 pp., R$ 35. O lançamento do livro será nesta quinta-feira (20), às 19 horas, na Livraria Arte e Letra (Al. Presidente Taunay, 130 – Batel), (41) 3223-5302. Entrada gratuita.

Depois de sete anos com o blog no ar, Lobão achou que tinha material para um livro. O projeto tomou outra dimensão quando ele fez o convite para o artista gráfico Osvalter Urbinati ilustrá-lo. “A força dos desenhos era tão grande que ele virou o coautor do livro”, diz.

Osvalter conta que sofreu para começar o trabalho. “Nunca tinha ilustrado poemas, não conhecia padrões ou referências. Pensei: como se faz poesia? A gente se entrega, tem que deixar o sentimento envolvido aparecer, despejar mesmo”, diz Urbinati. “Decidi usar então meus três acordes: bico de pena, lápis e conta-gotas. Acho que funcionou.”

Três papéis

O design e a editoração do livro são capítulo à parte.

Feita pelo designer gráfico Lucio Barbeiro com um acabamento especial que lembra os fanzines mimeografados dos anos 1980.

O volume tem três tipos de papel e páginas que se desdobram para que alguns textos mais longos e as impressionantes ilustrações de Urbinati não precisassem ser quebrados em páginas diferentes.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.