Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

Michel Tournier, escritor francês de “Sexta-feira ou a vida selvagem”, morre aos 91 anos

Detalhe da capa de “O Ogro”, de Michel Tournier, que virou filme com John Malkovich em 1996. | Reprodução
Detalhe da capa de “O Ogro”, de Michel Tournier, que virou filme com John Malkovich em 1996. (Foto: Reprodução)

O escritor francês Michel Tournier, considerado um dos grandes nomes da segunda metade do século 20, morreu nesta segunda-feira (18) em Choisel, nos arredores de Paris, aos 91 anos, anunciaram seus familiares.

Tournier é autor de “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” (publicado em português pela Bertrand Brasil) entre vários outros romances.

Em 1996, o cineasta alemão Volker Schloendorff adaptou o livro “O Ogro”, num filme com John Malkovich no papel principal.

Traduzido em todo o mundo, Tournier foi apontado várias vezes como candidato ao Nobel, mas nunca recebeu o prêmio.

Foi, ao contrário, o único agraciado com o Goncourt por decisão unânime do júri em 1970, pelo romance de sucesso “O Rei dos Álamos”.

Desde 1957, Tournier vivia em uma residência paroquial no vale de Chevreuse, nos arredores de Paris, onde morreu nesta segunda-feira à noite.

De acordo com a família, as causas da morte foram naturais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.