Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
BIBLIOTECA

Quais são os livros mais procurados da Biblioteca Pública do Paraná?

Circulam diariamente pelo espaço mais de 1,8 mil pessoas que emprestam cerca de 1, 4 mil títulos por dia

As irmãs Sabrina (mais nova) e Kathleen escolhem livros na Biblioteca Pública. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
As irmãs Sabrina (mais nova) e Kathleen escolhem livros na Biblioteca Pública. (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

Um dos principais poetas modernos brasileiro e uma peça de teatro do século 19 estão entre os títulos mais emprestados no último ano na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Não é por acaso.

Os dois livros “Claro Enigma“, de Carlos Drummond de Andrade, e “Os Dois”, de Martins Pena, são apostas dos professores de cursinho para o vestibular 2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os livros de leitura obrigatória para o vestibular são uma das principais chamarizes para as cerca de 1,8 mil pessoas que circulam pela BPP todos os dias.

Foi assim com a estudante de Física Katlheen Vieira, que há cerca de dois anos começou a frequentar a biblioteca por esta razão e tomou gosto. “Adoro os romances policiais como os de Sherlock Holmes”, conta.

Na última quarta-feira (24) ela tinha levado a irmã Sabrina, de 10 anos, para também se associar à BPP. “Ela tem uma prateleira enorme de livros e me ensinou a ler. Vou poder escolher um bem legal para mim agora”.

O diretor da BPP, Rogério Pereira, explica que a divisão da lista dos mais locados entres os indicados ao vestibular e os chamado best-sellers (ou long-sellers, como são chamados os livros de apelos popular que permanecem anos entre os mais lidos) é rotina histórica da BPP.

Não ficam nas prateleiras os romances de fantasia que são fenômeno entre o chamado público jovem-adulto como “A Guerra dos Tronos”, de George R. R. R Martin, e os romances de autores de apelo comercial como John Green ou Nicholas Sparks.

“A lista se forma por dois aspectos: um pragamático, a necessidade da BPP servir como um amparo sólido para a vida estudantil, e, por outro lado, você ampara um leitor ávido por estes livros que caem no gosto popular”, diz o diretor.

Pereira observa que, sem contar os livros do vestibular, que mudam a cada ano, a relação dos mais retirados tem nomes cativos como o clássico “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach, publicado pela primeira vez em 1970 e ainda hoje um dos mais requisitados.

“Percebe-se que não são mais títulos que são trabalhados pelo mercado e sim aqueles em que funciona a propaganda boca a boca entre os leitores”.

Acervo

A Biblioteca Pública vai completar 160 anos em março de 2017. Com um acervo atual de cerca de 200 mil títulos, renovados anualmente com a doação de 25 mil livros como média histórica, a BPP loca por dia entre 1,4 mil obras. Para o mês de novembro a direção da casa programa uma compra patrocinada de mais 5 mil títulos. “É o único lugar em todo o estado em que há tanta gente lendo e pensando em literatura”, destaca Pereira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.