• Carregando...

Adiantamentos são comuns no meio editorial - para escritores consagrados pelo público, com uma vendagem garantida da edição por vir. Porém, adiantamentos para iniciantes já deixaram de ser raridade. A repórter Jennifer Manoley escreveu no The Wall Street Journal que a caça pelo próximo best-seller criou um novo clube de elite: as estreias literárias de um milhão de dólar.

Manoley explica que essa é uma jogada de risco das editoras para garantir a publicação de um determinado livro, que acreditam que pode chegar ao topo das vendas. Mas o orçamento chamativo não é uma garantia de sucesso - nem de público, nem de crítica.

Quem é Garth Risk Hallberg, o escritor de dois milhões de dólares

“Cidade em Chamas” é um dos livros com maior adiantamento para um escritor iniciante

Leia a matéria completa

O livro de Hallberg, por exemplo - ainda que tenha recebido uma grande atenção da mídia, as críticas nem sempre foram positivas. O livro já apareceu nas listas de mais vendidos, mas saiu rapidamente e sem chegar ao topo.

Outro exemplo é o livro da australiana Hannah Kent, “Ritos de Adeus” (publicado no Brasil pela Globo Livros no final de 2013), vendido para a Little, Brown and Co. por US$ 1 milhão em 2012. Até o final de 2015, o livro vendeu 88 mil cópias nos EUA - valor que não cobre diretamente o investimento feito (além dos exemplares vendidos, outros valores podem cobrir esse preço, como a venda dos direitos de publicação em outros países).

Um caso de mais sucesso é “A Arte do Jogo”, publicado por aqui pela Intrínseca. Chad Hardbach recebeu um adiantamento de US$ 650 mil e o livro foi indicado como um dos dez melhores do ano de 2011 pelo New York Times e como um finalista do prêmio literário do jornal The Guardian. As vendas passaram de 100 mil no ano de lançamento.

Procurando exemplos mais antigos, é possível encontrar Jonathan Safran Foer e o adiantamento de meio milhão de dólares que recebeu para seu livro Tudo se ilumina, em 2002 (o livro foi publicado pela Rocco em 2005 no Brasil). Além de ter tido uma boa recepção de crítica e público, o livro foi adaptado para o cinema em 2005. O quinto livro do autor, “Here I Am”, está previsto para esse ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]