Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival

Litercultura une flamenco a João Cabral

Terceira rodada do evento literário, na próxima semana, recebe Manuel Lorente, cantor e estudioso da cultura flamenca

Manuel Lorente musicou a poesia de João Cabral de Melo Neto | Divulgação
Manuel Lorente musicou a poesia de João Cabral de Melo Neto (Foto: Divulgação)
Deyan Sudjic: a linguagem das coisas |

1 de 1

Deyan Sudjic: a linguagem das coisas

A poesia de João Cabral de Melo Neto pontuada pela guitarra flamenca. A mescla destes dois traços culturais – um tão brasileiro como um aterro de Recife e o outro, marca da cultura do sul da Espanha – será o prato principal do terceiro capítulo do Litercultura – Festival Literário de Curitiba. No próximo dia 30, na Capela Santa Maria, o músico e antropólogo Manuel Lorente vai apresentar um recital de música flamenca em que vai mostrar em primeira mão a canção que fez sobre os versos do poeta pernambucano. O recital será antecedido de uma palestra a respeito da cultura flamenca e de sua poesia. Ontem restavam alguns poucos ingressos gratuitos, que podem ser retirados na bilheteria do local.

Lorente é um dos nomes mais importantes e originais entre os cantaores profissionais de flamenco da atualidade. O show terá participação do guitarrista Raul Mannola e da dançarina Eleonora Bayaz.

A ideia é mostrar a riqueza e a variedade dos estilos de flamenco, num repertório que inclui seguiriyas, fandangos, soleares, malagueñas, tangos, martinetes, e vários outros.

Programação

Na semana passada, a organização do festival divulgou a programação do último capítulo do Litercultura. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de novembro no Clube Curitibano – Sede Concórdia, no bairro São Francisco.

Neste ano, em sua segunda edição, o festival literário foi desdobrado em quatro eventos entre os meses de maio e novembro, com destaque para uma palestra do escritor angolano Valter Hugo Mãe em agosto.

Nesta edição o festival abriu ainda mais para outras expressões culturais, algo que fica notório na programação divulgada – a abertura será com um show da cantora Thais Gulin.

Um dos destaques internacionais será a presença do diretor do Museu do Design de Londres Deyan Sudjic, conhecido pelo livro A Linguagem das Coisas (Intrínseca), em que discute a realidade dos objetos como ícones e analisa de modo irônico o mundo do design industrial.

O escritor israelense Ioram Melcer apresenta a sua leitura da Bíblia como um romance em um debate com mediação do escritor Luís Henrique Pellanda.

Interior

Festival literário de Maringá traz Milton Hatoum e homenageia Ziraldo

A cidade de Maringá, no Norte do estado, recebe a partir de hoje e até o próximo sábado a 1ª Festa Literária de Maringá (Flim). O evento criado pela prefeitura da Cidade Canção vai receber escritores importantes como Milton Hatoum, José Roberto Torero, entre outros escritores e artistas importantes.

Mais de 40 editoras e livrarias, algumas das maiores do Brasil, terão seus estandes para a venda de livros de diversas áreas no pavilhão montados no Centro de Convivência Renato Celidônio (ao lado da prefeitura). A Flim também será palco para a apresentação de mais de 20 espetáculos, incluindo teatro, música, cinema, todos relacionados à temática da literatura.

Dois autores serão homenageados: a escritora Lygia Fagundes Telles e o cartunista Ziraldo. De acordo com o material de divulgação do festival, Lygia foi escolhida por seu pioneirismo, por ter explorado na literatura brasileira "o universo feminino segundo uma ótica feminina". Ziraldo vai comemorar seu aniversário de 82 anos, na próxima sexta-feira, com uma palestra em que irá analisar retrospectivamente sua obra.

Entrevista

Manuel Lorente,Cantor e antropólogo

Como surgiu o convite para participar de Litercultura?Eu cantei no festival literário de Fliporto-Recife, nos anos 2012 e 2013, e conheci o Mário Hélio Gomes (ex-curador da Fliporto e atual curador do Litercultura). Estou muito feliz de ir até aí. Curitiba é uma cidade muito importante para a nova fronteira do flamenco internacional. Eu tenho amigos em Curitiba que gostam muito de flamenco.

O senhor musicou poemas de Joao Cabral de Melo Neto. Como conheceu a poesia de Cabral e por que ela te encanta?

Eu gosto muito de poesia de João Cabral. Para mim é muito importante, pois ele tem uma relação com a poesia da Espanha e uma dimensão universal para a expressão poética de condição humana. É um poeta brasileiro universal.

O Litercultura é um festival de literatura. Qual é a relação entre cultura do flamenco andaluz e literatura?A cultura geral é um conjunto de sistemas com relacões de correspondências, especificidade e universalidade. As culturas falam entre elas. O canto flamenco tem uma poesia oral tradicional e uma poesia escrita de poetas como Miguel Hernández, García Lorca, Machado, Rafael Alberti e José Ángel Valente. O Brasil é um país de muitas mesclas culturais. Neste sentido, dá pra dizer que a cultura de flamenco se conecta com a raiz cultural brasileira porque também nasce da diversidade?O flamenco é uma "transculturação" de muitas influencias: árabe, hispana, gitana, africana, americana. Tem muita similaridade com o Brasil. A diversidade é um valor a mais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.