Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Stand-up comedy

Mais popular do que pão quente

O curador do Risorama Diogo Portugal fala sobre o desafio de equilibrar a programação com humoristas famosos e talentos desconhecidos

Rafinha Bastos | Divulgação
Rafinha Bastos (Foto: Divulgação)
Danilo Gentili: ímãs de multidões |

1 de 1

Danilo Gentili: ímãs de multidões

Diogo Portugal compara o trabalho de curadoria do Risorama (confira o serviço completo) ao de um olheiro de futebol. É preciso estar atento ao circuito de stand-up comedy brasileiro – no qual ele é um dos protagonistas – para pinçar talentos ascendentes. Conversando por telefone enquanto enfrentava o périplo do aeroporto, com detectores de metais e fãs pedindo para tirar foto, ele assumiu um tom um pouquinho nostálgico para falar do principal evento de humor do Festival de Curitiba.

É que Portugal lembra quando o Risorama era pequeno, lá em 2004, ano da primeira edição. O maior objetivo era mostrar o trabalho de comediantes pouco conhecidos ou completamente obscuros. O público aprendeu rápido como funcionava o esquema e o nome do evento impulsionava os comediantes que mereciam atenção, mas ainda não a tinham.

Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba

Hoje, na oitava edição e com mais de 20 participantes, o Risorama faz um sucesso fora do comum. As seis primeiras sessões – de hoje até dia 5, às 20h30 – esgotaram rápido e outras três extras foram criadas – hoje, amanhã e sábado, às 22h45. Até o fechamento da edição, ainda havia ingressos para as extras de hoje e amanhã.

A televisão, sobretudo o programa CQC – Custe o Que Custar e o canal MTV, ajudou a transformar alguns comediantes em celebridades. Hoje, mais do que conferir o Risorama, o público quer ver Rafinha Bastos, Marco Luque, Danilo Gentili e Marcelo Adnet, para citar quatro exemplos de nomes que arrastam multidões onde quer que se apresentem.

De certa forma, o Risorama se preocupava apenas em lançar tendências. Agora, se vê obrigado a seguir algumas enquanto tenta criar outras. De acordo com Portugal, a alma do evento não mudou, o que mudou foi o "elemento surpresa". Antes, as pessoas podiam ser surpreendidas pela escalação da noite, que não era divulgada previamente. Hoje, elas se sentam na plateia sabendo (quase tudo) o que vão ver. "Às vezes, os desconhecidos acabam agradando mais", diz Portugal.

Preste atenção em figuras como Guri de Uruguaiana (considerado um "fenômeno" no interior do Rio Grande do Sul), Fábio Rabin e Claudio Torres. "Existe muita gente boa que fica de fora", diz Portugal, que é quase um mestre de cerimônias, participando de todas as sessões do Risorama, menos a de hoje.

Neste ano, o evento está com uma estrutura melhor, no Park Cultural, instalado no estacionamento do ParkShopping Barigui. A transição do público da primeira para a segunda sessão foi facilitada e o ar-condicionado não deve incomodar.

Serviço:

Risorama (confira o serviço completo). Park Cultural (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – estacionamento do ParkShopping Bairgui). De hoje até terça-feira (dia 5), às 20h30; sessões extras hoje, amanhã e sábado, às 22h45. Ingressos disponíveis apenas para as sessões extras de hoje e amanhã.Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.