
A partir de hoje, haverá uma espécie de pequena União Europeia no Alto da Rua XV, em Curitiba. Ali já estão o Intituto Cervantes e o Goethe-Institut, organizações oficiais de cultura e ensino das línguas espanhola e alemã, respectivamente. Quem se junta ao duo agora é a Aliança Francesa, que inaugura a Maison de France (Rua Fernando Amaro, 154), espaço também dedicado ao ensino da língua de Napoleão, entre outras atividades.
"Já tínhamos parcerias com as escolas, e agora vamos ficar mais próximos. É mais fácil para organizar eventos e trabalharmos em conjunto", diz Laure Gyselinck, diretora da Aliança Francesa de Curitiba.
A nova sede a antiga Aliança, na Prudente de Morais, continua funcionando normalmente , será instalada no Espaço Cultural A Fábrika. Lá funcionou, de 1938 a 1980, um fábrica de bandeiras e fitas. Mais tarde, o Tribunal de Pequenas Causas. "É um lugar único, muito bonito, em que não se ouve nenhum barulho de carro", conta Laure.
No local, irá funcionar uma biblioteca direcionada aos estudantes da língua francesa e um escritório de representação da França no Brasil, criado para facilitar acordos universitários entre os dois países. Há também um espaço cultural, com teatro e sala de exposição.
Na inauguração do espaço estará presente Yves Saint-Geours, embaixador da França no Brasil, entre outras autoridades.



