Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preciosidade

Manuscrito de Hemingway deve ser leiloado por US$ 125 mil

Prova de "Por Quem os Sinos Dobram" vai ser leiloada pela Galerias Swann em 29 de novembro

Uma prova assinada de um dos romances mais notáveis do escritor norte-americano Ernest Hemingway, "Por Quem os Sinos Dobram", será leiloada e deve ser vendida por 125 mil dólares.

As Galerias Swann afirmaram que as provas incluem edições escritas à mão por Hemingway, assim como uma dedicatória para Martha Gellhorn -que depois se tornou a terceira de suas quatros esposas. Também há uma inscrição para o amigo e empregado Toby Otto Bruce.

Uma porta-voz das Galerias Swann, que vai leiloar o livro em 29 de novembro, disse que o rascunho passou pela família de Bruce. Uma estimativa pré-leilão de 75 mil à 125 mil dólares.

Bruce trabalhou como motorista, secretário e faz-tudo de Hemingway em Key West, Florida. Ele também corrigia regularmente as provas para Hemingway e leu "Por Quem os Sinos Dobram", que se passa durante a Guerra Civil Espanhola, no momento em que cada capítulo era escrito.

A dedicatória de Hemingway, que cometeu suicídio em 1961, é a seguinte: "Para Otto, com muito afeto e profunda estima por tudo o que ele fez para concluir este livro".

A prova do romance de 1940 vem junto com uma capa de camurça feita à mão usada por Hemingway para protegê-la enquanto ele viajava e é assinada por Hemingway na parte interna.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.