
A Maratona Fotográfica de Curitiba começa no próximo dia 1º de outubro e já não há mais vagas para o workshop do fotógrafo Klaus Mitteldorf, sobre o tema "Criatividade na fotografia de moda". Até o dia 7 de outubro serão oferecidos 11 workshops com profissionais de renome nacional e internacional, como Araquém Alcântara, Walter Firmo, André Cypriano e Giancarlo Mecarelli, entre outros. No total, são 12 fotógrafos convidados, que estarão participando do evento.
Composta de palestras, bate-papos, uma mesa-redonda, lançamentos de livros, workshops e concurso fotográfico, a Maratona Fotográfica de Curitiba chega à sua 5ª edição. São esperados cerca de 2.000 participantes de todo o Brasil, além de profissionais da Argentina e do Chile. Mas o evento não é voltado somente para profissionais, fotógrafos amadores e interessados em geral, têm no evento uma oportunidade para se atualizar, bem como discutir o passado, presente e futuro da fotografia.
Uma das oficinas interessantes, onde ainda há vagas, é a de "Fotografia de Surfe", com Sebastian Rojas, badalado profissional da área. Como a intenção é levar os participantes à prática, as aulas vão acontecer na Ilha do Mel. Temas como foto-reportagem, fotografia documental, fotografia de viagens e o universo da cor também serão abordados nos workshops, que têm vagas limitadas.
Concurso
O concurso fotográfico é uma das atrações da Maratona Fotográfica de Curitiba. Sob o tema "O Cotidiano", os interessados podem encaminhar até três fotos em tamanbo 15x21, para a secretaria da escola de fotografia Portfolio, localizada no bairro Centro Cívico.
A última edição do concurso fotográfico, realizado em 2005, teve o tema "Em que Mundo Você Vive". Joel Rocha conquistou o primeiro lugar com a foto "Travessa da Lapa". Já Carlos Felipe Faria ficou em segundo com "A Preguiça", e Rodolfo Miro em terceiro, com "Pegadas Urbanas".Este ano as fotos do concurso podem ser enviadas até o dia 1º de dezembro. Uma comissão julgadora é quem vai definir os vencedores. Em seguida, as imagens participantes comporão uma exposição itinerante, que durante o próximo ano circulará por toda a cidade, incluindo escolas públicas e Ruas da Cidadania.
As fotos devem ser encaminhadas para o concurso com o formulário de inscrição preenchido, disponível no site www.escolaportfolio.com.br.
Evento
Promovida pela Portfolio Escola de Fotografia e aprovada pela Lei Rouanet, a V Maratona Fotográfica de Curitiba tem como taxa de inscrição, para os encontros, uma lata de leite em pó. Já os workshops são cobrados, com valores que vão de R$ 150,00 a R$ 250,00.
Este ano as atividades vão acontecer em diferentes espaços como o Solar do Rosário, Casa Andrade Muricy, Escola Portfolio, Unicenp, FNAC e ruas da cidade.
Histórico
A primeira edição da Maratona Fotográfica aconteceu em 2000, com a idéia central de organizar um concurso fotográfico sobre a Rua XV de Novembro. O evento contou com a participação de profissionais, iniciantes e amantes da fotografia, em um total de 250 fotógrafos. Para a 2ª Maratona, no ano de 2001, foram feitas algumas mudanças. O evento deixou de ser apenas um concurso. Abriu espaço para palestras com profissionais da área, além de workshops realizados na sede da Portfolio. O tema escolhido foi: "Paz entre os Povos".
Em 2002, o evento tomou maiores proporções, quando foram realizadas um total de 10 palestras , parte delas com profissionais locais, e a outra com profissionais vindos de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Florianópolis. O tema foi: "Luz, Câmera e Olhar Sobre a Cidade".
A IV edição da Maratona Fotográfica de Curitiba foi realizada em 2005 e superou todas as expectativas dos organizadores. Foram mais de 1200 participantes entre alunos de fotografia, universitários, fotógrafos profissionais, convidados, palestrantes e amantes da fotografia.
Serviço: Portfolio Escola de Fotografia (Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico) Tel.: 3252-2540.



