
Um homem movido pelo ódio cujo único objetivo é obter vingança. Esta é a premissa do thriller de ação Max Payne estrelado pelo americano Mark Wahlberg (Uma Saída de Mestre), que foi inspirado no jogo de videogame homônimo lançado para computadores em 2001.
O longa surpreendeu e estreou nos cinemas americanos em primeiro lugar no ranking de bilheterias no dia 16 de outubro. No Brasil, a estréia está marcada para o dia 21 de novembro.
O filme conta a história do personagem título, Max Payne, um policial da cidade de Nova York que teve sua família brutalmente assassinada por traficantes que estão comercializando uma nova droga chamada Valkyr.
Movido por um intenso sentimento de vingança, Max vai trabalhar no departamento antidrogas da cidade onde passa a agir disfarçado, se infiltrando e coletando informações sobre a máfia. No entanto, à medida que avança em sua investigação o policial vai se envolvendo com um universo cada vez mais sombrio, e chegará a enfrentar inimigos sobrenaturais para fazer justiça.
O longa foi baseado no jogo interativo Max Payne, que fez grande sucesso entre os jogadores do mundo todo início no início desta década. Um dos diferenciais do game foi a utilização do recurso conhecido como "bullet time" popularizada pelo filme "Matrix", lançado em 1999.
No elenco, o destaque fica por conta do ator Mark Wahlberg que interpreta o protagonista da película. Mark afirmou em entrevistas concedidas na época do lançamento do filme que aceitou participar do projeto em função da qualidade do roteiro, e que não conhecia o game que inspirou a obra até assinar o contrato para protagonizá-la. O ator ainda elogiou os efeitos visuais do filme, cujo aspecto lembra a de histórias em quadrinhos.
O longa é comandado pelo irlandês John Moore, diretor responsável pelo comando do filme "Atrás das Linhas Inimigas" em 2001. O elenco ainda conta com a participação da ucraniana Olga Kurylenko, a Bond-girl do filme "007 Quantum of Solace", lançado recentemente nos cinemas do país.
Seqüência?
Mesmo com o sucesso na estréia nos Estados Unidos, ainda não existem planos para a realização de uma continuação do filme. Mesmo se dizendo satisfeito com o resultado, o próprio ator Mark Wahlberg já afirmou que não planeja participar de um "Max Payne 2". Segundo ele, se o roteiro de uma seqüência não conseguir superar a história do longa original, não existe motivo para fazê-lo.






