Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pop

McFly em Curitiba: público vai assistir aos precursores do fenômeno Jonas Brothers

Banda foi responsável, ao lado do grupo Busted, a implantar pop punk teen na Inglaterra antes do gênero se tornar fenômeno mundial com o sucesso dos irmãos americanos

A banda inglessa McFly | Reprodução/Site Oficial
A banda inglessa McFly (Foto: Reprodução/Site Oficial)
A banda britânica Busted |

1 de 6

A banda britânica Busted

A banda americana Jonas Brothers |

2 de 6

A banda americana Jonas Brothers

A banda americana Jonas Brothers |

3 de 6

A banda americana Jonas Brothers

A banda britânica Busted |

4 de 6

A banda britânica Busted

A banda britânica McFly |

5 de 6

A banda britânica McFly

A banda britânica McFly |

6 de 6

A banda britânica McFly

A banda inglesa McFly, que inspirou a formação da atual sensação teen mundial Jonas Brothers, se apresenta no próximo dia 5 no Curitiba Master Hall. Seu país de origem foi berço de grupos que implantaram o pop punk teen ao lado da precursora Busted, que disponibilizou, inclusive, duas músicas para o repertório do primeiro álbum lançado pelos irmãos americanos, antes mesmo de se tornarem estrelas da Disney.

Em "It’s About Time", que chegou às lojas em agosto de 2006, é possível ouvir "Year 3000" e "What I Go To School For" – os dois primeiros singles do grupo Busted, lançados no fim de 2002 e início de 2003 e que alcançaram o top 3 nas paradas britânicas.

Composto por três adolescentes – que tocam os mesmos instrumentos que os Jonas Brothers, sem a presença de um baterista -, o grupo formado por James Bourne, Charlie Simpson e Matt Willis foi sensação na Inglaterra por seu som pop punk e letras irreverentes – sendo esta a única diferença entre a versão americana, que assume letras com tom mais "light" que as cantadas pelo Busted alguns anos atrás.

A ligação com o McFly vem a partir do guitarrista Tom Fletcher, hoje consolidado no grupo McFly. Ele chegou a entrar na primeira formação do grupo ao lado de Bourne e Willis, mas foi substituído por Simpson apenas um dia depois. No entanto, ele formou cerca de um ano depois o McFly, e nunca deixou de lado sua proximidade com o Busted. Ele co-escreveu, inclusive, boa parte dos três álbuns lançados pelo grupo.

Essa aproximação se reflete não só em cima do palco, já que o McFly foi a banda de abertura da turnê britânica do Busted em 2004, mas também nas composições feitas após o fim do grupo. O Busted acabou em dezembro de 2004 com a saída de Simpson, mas James Bourne ainda está na ativa e escreveu canções para vários artistas. O músico tem seu nome creditado no mais recente CD do McFly, "Radio:ACTIVE", e também em composições dos aspirantes Jonas Brothers.

Inspiração

Os Jonas Brothers só entraram na ativa em 2005, e anos antes o irmão mais novo Nick Jonas tentou integrar o circuito musical com a carreira solo aos seis anos de idade. Ele chegou a participar de musicais da Broadway, e gravou canções para o seu primeiro CD, que chegou a poucas lojas em um lançamento limitado.

No repertório, é possível ouvir "When You Look Me In The Eye", que ganhou as rádios anos depois na voz dos três irmãos. O presidente da gravadora Columbia chegou a ouvir o trabalho de Nick, mas não se interessou pelo álbum. Foi só quando ouviu os três irmãos juntos que resolveu assinar o contrato para o grupo – fato que aconteceu pouco depois da tentativa frustrada do grupo Busted em tentar o sucesso em terras americanas, com o lançamento do álbum "Busted" em outubro de 2004.

Após ser adiado inúmeras vezes, o primeiro álbum da banda chegou às lojas em agosto de 2006 com uma tiragem de apenas 50 mil cópias. "Year 3000" se popularizou na rádio Disney, mas não conseguiu sustentar o álbum por completo, o que fez com que a banda deixasse o catálogo da Columbia no início de 2007.

Após um tempo sem gravadora, o grupo assinou com a Hollywood Records, que foi responsável pelo álbum "Jonas Brothers". O CD chegou ao quinto lugar na Billboard 200 já na primeira semana, e foi o precursor do sucesso alcançado hoje pela banda. O pontapé final foi a aproximação com a já estrela da Disney Miley Cyrus, para quem os Jonas Brothers abriram a turnê "Best of Both Worlds" que foi a 15.ª mais bem sucedida do ano nos Estados Unidos e rendeu U$ 36 milhões na bilheteria.

Três jovens ao som do pop punk

Apesar do pouco tempo de atividade (apenas pouco mais de dois anos), e com três álbuns de inéditas no currículo, o Busted vendeu mais de um milhão de singles e dois milhões de álbuns apenas na Inglaterra. Em 2004, o guitarrista Simpson quis ir à busca de um som mais sério e hardcore, e começou a trabalhar em uma banda paralela chamada Fightstar. Ele anunciou oficialmente a saída do grupo em janeiro de 2005, e passou a se dedicar apenas a sua outra banda, que não alcançou o sucesso na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Os outros dois membros da banda passaram a se dedicar a carreira solo, mesmo que a contragosto. James Bourne fez uma série de audições para a formação de uma nova banda, que passou a se chamar Son of Dork. O grupo também não foi bem-sucedido, e apesar de não ter anunciado um término oficial, já está há meses sem nenhuma atividade.

Agora, Bourne se dedica a composição para outros artistas e também ao seu trabalho solo, que já foi apresentado em um pocket-show feito em Nova Iorque e deve chegar às lojas no próximo ano. Em seu currículo, Bourne já assinou canções não só para os Jonas Brothers, mas também para a ex-Spice Girls Melanie C, o ex-‘N Sync JC Chasez e Pat Monahan.

Matt Willis partiu para a composição de seu álbum solo, que foi lançado pouco tempo depois, em 2005. Ele foi o ex-Busted mais bem sucedido, e conseguiu sucesso considerável com seu CD de estréia. Agora, ele se dedica a apresentação de vários programas na televisão britânica.

Outro representante britânico

Tom Fletcher não chegou a se firmar no grupo Busted, mas formou algum tempo depois, ao lado de Danny Jones, Dougie Poynter e Harry Judd o grupo McFly, que entrou na atividade no início de 2004. O seu primeiro álbum, "Room On The 3rd Floor", ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas, assim como o sucessor, "Wonderland".

O grupo se mantém firme após o lançamento de mais dois álbuns de inéditas e um Greastest Hits, sendo que o mais recente, "Radio:ACTIVE", deve embalar as apresentações agendadas no Brasil para a próxima semana. O grupo, que não chegou a ser popular nas rádios brasileiras, ficou em primeiro lugar na venda de DVDs com o lançamento de "All The Greatest Hits" no início de 2008. Com isso, o grupo resolveu dar um presente aos fãs com a vinda a terras nacionais, onde se apresentam não só em Curitiba, mas também em São Paulo e Rio de Janeiro.

Até setembro de 2008, o McFly já contabilizava 15 singles no top 10 britânico, sendo que sete deles chegaram ao primeiro lugar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.