
Desde a sua primeira aparição na novela Império (Globo), a elegante Maria Marta (Lilia Cabral) deixou bem claro a que veio. Com frases cortantes, atitudes inesperadas e um humor ácido que tem conquistado o público, a imperatriz como é chamada pelo autor Aguinaldo Silva deve mostrar ainda mais suas garras na trama das nove e atormentar a vida dos filhos e do marido, José Alfredo (Alexandre Nero).
"Um dos objetivos principais dela é manter a família unida. Por isso, ela interfere tanto na vida de cada um", diz Lilia. "Ela acredita que assim é mais difícil um estranho se infiltrar naquele império e aproveitar a fortuna que eles têm", complementa.
Na guerra cada vez mais acirrada com José Alfredo e disposta a incomodá-lo, Maria Marta fará de tudo para aproximar o caçula, João Lucas (Daniel Rocha), da amante do marido, Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) e, ainda, provocará o marido com um novo namorado: Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). "Ele é o filho do Sebastião [Reginaldo Faria], que ajudou José Alfredo no começo da novela. Ele vem disputar o coração de Maria Marta, mas não sei se ele vai reclamar a herança a que tem direito", diz Vecchia.
Segundo Lilia, a soberana não desiste do marido, por isso, faz de tudo para confrontá-lo. "Apesar de não demonstrar de forma clara, eu acredito que ela ainda ame o José Alfredo. Mas, como essa relação vai se desdobrar, só o Aguinaldo sabe", comenta.
O encontro de Maria Marta e Maurílio será na próxima semana, quando a megera irá ao Monte Roraima para pegar o diamante cor-de-rosa, o amuleto secreto de José Alfredo. Abandonada no monte pelo piloto do helicóptero, ela será salva por Maurílio, que contará sua história. "É aí que ela percebe que ele tem direito à fortuna do José Alfredo, o que coloca em questão essa coisa de eles terem uma relação ou não", diz Lilia.
Recepção
De volta ao posto de vilã em uma novela, a atriz sente nas ruas a reação do público e se diz surpresa com os comentários de apoio a Maria Marta. "A recepção dos telespectadores está sendo maravilhosa. Eles gostam da Maria Marta e conseguem ver legitimidade nas atitudes dela, por mais inesperadas que sejam", comenta ela, ressaltando que a megera consegue ser leve e cruel ao mesmo tempo. "Quem cria a personagem é o autor, e eu procuro representá-la da melhor maneira possível. Uma das marcas do Aguinaldo é justamente essa: unir como ninguém a leveza e a dureza em uma mesma pessoa", complementa.
Foi assim com Griselda, que trabalhava como marido de aluguel na novela Fina Estampa (Globo, 2011-2012). "Griselda era uma mulher muito simples, não tinha um referencial de vaidade, apenas de trabalho, de luta. Maria Marta é elegante, e acho o figurino dela perfeito para o que ela representa na trama", diz Lilia, que recebeu o Troféu Imprensa de melhor atriz em 2012 por conta da Pereirão, apelido de Griselda. Também elogiada pela vilãs que interpretou na tevê, Lilia foi premiada em 2009 por conta da amarga Tereza, de Viver a Vida (Globo, 2009-2010), e pela interesseira Marta, que não aceitava a neta com síndrome de Down, em Páginas da Vida (Globo, 2006-2007). A primeira Marta da carreira da atriz marcou o público por seu preconceito. "Reparei nessa coincidência de ter vivido uma Marta e, agora, vivo uma Maria Marta. Mas cada uma tem a sua história e as suas peculiaridades. Acredito que algumas características, como determinação e personalidade forte, sejam comuns entre elas", comenta Lilia, que comemora o fato de ter mais uma personagem marcante em sua carreira de 33 anos na tevê.
"Maria Marta é mais uma mulher determinada em minha vida. Por mais que se abale com certas atitudes dos outros, ela procura manter a postura segura, pois essa é a melhor maneira que ela encontrou de se defender", complementa.



