A banda americana Metallica, que no começo desta década virou sinônimo de inimiga do sistema de se baixar músicas de graça pela internet (inclusive mandando prender fãs que faziam isso, como aconteceu com uma garota adolescente em Nova York que foi pega pelo FBI), anunciou que está considerando lançar o seu próximo álbum primeiro online, segundo o seu baterista e porta-voz da banda, Lars Ulrich, o mesmo que encabeçou a caça ao Napster e similares.
Isso pode vir a acontecer porque, após o lançamento de seu último disco este ano, "Death magnetic", o contrato do Metallica com o selo Vertigo (ligado à Universal Records), a banda está considerando lançar o próximo por um selo próprio, o que lhe daria controle total sobre o que fazer com as suas músicas.
"Estamos livres da gravadora, então agora temos liberdade total para fazer o que quisermos", disse Lars à revista americana "Rolling Stone". "Podemos tanto lançá-lo só na internet ou até mesmo contratar um jogador de hóquei para gravar nossas músicas", disse, exemplificando a liberdade que agora a banda tem.
Ainda sobre o assunto, Lars disse, no documentário "Global metal", que foram um pouco precipitados no assunto sobre o Napster, e meio que se desculpou com os fãs por ter sido tão mercenário.
Outra banda pesada que anunciou esta semana que irá lançar o próximo disco primeiro online é a inglesa The Prodigy, cujo faixa "Invaders must die" estará disponível no site da banda (Theprodigy.com) a partir desta terça-feira, às 19h30m (horário GMT, 16h30m no Brasil), durante uma semana. O disco completo está previsto para sair em março de 2009, seguido por uma turnê mundial a partir de abril.



