A banda Metallica fará o lançamento mundial de seu primeiro álbum novo em cinco anos na sexta-feira, 12 de setembro. É a segunda vez que a banda de rock quebra com o costume da indústria musical de lançar álbuns em uma segunda ou terça-feira.
Um post no Web site do Metallica, intitulado "A Última Peça do Quebra-Cabeças", não explicou a razão da data incomum escolhida para o lançamento de "Death Magnetic".
Os álbuns costumam ser lançados na terça-feira na América do Norte, onde a distribuição dos discos do Metallica fica a cargo da Warner Music, e um dia antes no restante do mundo. A distribuição internacional da banda é feita pela Universal.
Numa iniciativa de última hora, o último álbum da banda, a decepção comercial "St.Anger", foi lançado alguns dias antes do previsto, ostensivamente para evitar pirataria.
Na sexta-feira a banda filmou perto de Los Angeles um vídeo para o primeiro single do novo disco, "The Day That Never Comes". O clipe foi dirigido pelo dinamarquês Thomas Vinterberg, conterrâneo do baterista Lars Ulrich.
O Metallica estará no palco novamente neste sábado, no Ozzfest, em Dallas. Nesse concerto, o guitarrista Kirk Hammet vai juntar-se a Kerry King, do Slayer, Jerry Cantrell, do Alice in Chains, e Scott Ian, do Anthrax, numa homenagem ao guitarrista "Dimebag" Darrell Abbott, do Pantera, assassinado sobre o palco em Columbus, Ohio, em 2004.



