Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Multiartes

Mia Cara Curitiba chega ampliado

Evento gratuito promove ópera de bom porte na cidade, traz dois artistas italianos e reúne comunidade de descendentes em programação extensa

Mario Biondi traz seu repertório de jazz e blues italiano | Divulgação
Mario Biondi traz seu repertório de jazz e blues italiano (Foto: Divulgação)
Gianni Schicchi adiciona Tim Burton ao universo da ópera |

1 de 1

Gianni Schicchi adiciona Tim Burton ao universo da ópera

Aproveitando o clima de "Brasile 2014", como os jornais italianos chamam nossa Copa, começa hoje a quarta edição do Mia Cara Curitiba, evento gratuito e multiartístico que pretende reunir "excelências italianas" e ítalo-brasileiras numa programação vitaminada em relação aos anos anteriores. Outras cidades do país receberam eventos sob o guarda-chuva Itália na Copa.

Hoje, o vozeirão de blues e jazz do cantor italiano Mario Biondi deve lotar o Guairão. A divulgação do show não alerta para o repertório a ser trazido, mas, considerando que o artista lançou disco novo em 2013, pode-se supor que estarão no set list alguns dos sucessos de Sun, que teve participações de Chaka Khan e Al Jarreau.

Outro artista italiano a vir ao Brasil é Gilberto Idonea, humorista da Catania que fará seu "one man show" no Museu Oscar Niemeyer, dia 31. O restante da programação reúne ítalo-brasileiros em diferentes manifestações culturais. Na terça e na quarta-feira, volta aos palcos Colônia Cecília, de Renata Pallotini, com direção de João Luiz Fiani. O espetáculo reúne 20 pessoas em cena para contar a saga da centena de imigrantes que estabeleceu uma vila anarquista na região de Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, de 1890 a 1893.

Na quinta-feira, a estreia de Gianni Schicchi, com regência de Alessandro Sangiorgi e cenografia de Jul Leardini, deverá promover o "legado" tão desejado para as obras da copa, visto que há muito tempo Curitiba não vê uma produção operística de bom porte.

A trama de Giovacchino Forzano musicada por Giacomo Puccini em 1918 ganha tons surrealistas na montagem. "Escolhemos um tema cômico e popular, mas ainda acrescentei algo de Tim Burton, com personagens meio mortos-vivos, descabelados", explicou Leardini à Gazeta do Povo. O protagonista, saído das páginas da Divina Comédia de Dante, é um fraudador buscado no inferno para alterar um testamento indesejado, num enredo situado aqui entre o medievo e a belle époque.

Na sexta-feira, a Catedral de Curitiba entra na rota da programação, com a apresentação dos corais Allegro, Itálico, Sociedade Dante Alighieri, Catedral Basílica de Curitiba e Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade.

Além da abertura de quatro exposições pelos espaços da cidade – a mais longa, Italia Mon Amour, fica no Sesc Água Verde até 30 de junho –, dois tours revelarão no dia 1º de junho os painéis de Poty Lazzarotto: de manhã, o roteiro será feito de ônibus, e de tarde, em bicicletas.

A definição da programação pelo viés das "excelências" italianas é do cônsul Enrico Mora. "A embaixada quis promover uma grande manifestação, apoiada por 870 empresas, em eventos de proporção que nenhum outro país terá igual", orgulha-se.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.