O cinema nacional ganha espaço na programação dos cinemas de Curitiba esta semana, emplacando quatro novos filmes, a partir desta sexta-feira (25), dois deles documentários. Porém, a estréia que ocupa o maior número de salas é a adaptação para telona do seriado de sucesso na televisão, na década de 1980, "Miami Vice" (veja trailer).
Atire a primeira pedra quem não gostava de ver as aventuras dos detetives Ricardo Tubbs e Sonny Crocket no seriado "Miami Vice". Depois de deixar a telinha o criador da série, o diretor Michael Mann, levou a trama homônima para as telonas, estrelada por dois grandes atores: Colin Farrel, no papel de Crocket e Jamie Foxx, como Tubbs. Como acontecia nos episódios exibidos na televisão, o objetivo da dupla é desmontar o esquema dos traficantes de drogas em Miami. Cenas noturnas e efeitos reais, proporcionados pela câmera digital, dão dinamicidade à fita.
A atriz Adriana Esteves é a protagonista da comédia "Trair e coçar, é só começar", adaptação da peça homônima, em cartaz no Rio de Janeiro desde 1986. O longa, dirigido por Moacyr Góes, diretor de filmes da Xuxa e de "Irmãos de Fé", entre outros, apresenta elenco global. Além de Esteves, no papel da empregada doméstica Olímpia, Cássio Gabus Mendes, Otávio Muller e Bianca Byington também estão na fita. A trama conta a história de três casais, todos desconfiados de que seus parceiros têm casos extra-conjugais."Árido Movie", do diretor Lírio Ferreira, traz Giulia Gam, José Dumont, Paulo César Pereio e o curitibano Guilherme Weber, entre outros. Cenas do sertão brasileiro fazem parte deste drama que confronta a vida de uma pessoa que mora na cidade grande com a vida pacata do interior. Ganhou seis prêmios no Cine PE - Festival de Pernambuco, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Prêmio da Crítica. Também conquistou o Lente de Cristal de Melhor Diretor, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.
De Hong Kong chega a nova produção de terror para as telonas da capital: "Assombração". A história é de uma escritora que prepara um livro sobre as forças sobrenaturais, mas enfrenta dificuldades para escrever. Ela passa a acreditar que tudo o que escreve acontece no mundo real. As filmagens aconteceram na Tailândia.
As amizades entre colegas de escola volta a ser tema na produção "Quase um Segredo", atração no cine Novo Batel. Incomodado por um colega de escola, um garoto trama com seu irmão e um grupo de amigos uma forma de dar uma lição no sujeito. Dois personagens brasileiros são apresentados em documentários distintos: a vida de Santos Dumont está em "O Homem Pode Voar", com direção de Nelson Hoineff. A fita apresenta inclusive cenas de Dumont em movimento, resultado de dois anos de pesquisa para produção do filme. O trabalho de um artista plástico negro, com problemas de audição, fala e formação óssea é o tema do documentário "Moacir Arte Bruta", que teve exibição em sessões especiais.



