O astro do basquete Michael Jordan, o cantor e compositor Neil Diamond e o cineasta premiado com o Oscar Steven Spielberg lideram uma nova lista, publicada na quinta-feira (12) pela revista Forbes, dos acordos de divórcio mais caros entre celebridades.
O divórcio ainda pendente de Jordan com a diretora de banco de Chicago Juanita Vanoy, sua esposa há quase 18 anos, pode acabar sendo o mais caro na história do mundo do entretenimento, disse a Forbes, se Vanoy levar metade da fortuna do ex-jogador.
Como Jordan ganhou a maior parte de sua fortuna enquanto estava casado com Vanoy, principalmente através de contratos de patrocínio, sua mulher (que pediu o divórcio no ano passado) pode sair do casamento com mais de 150 milhões de dólares, disse a revista.
O segundo lugar, quase empatado com Jordan, seria de Neil Diamond, com os estimados 150 milhões de dólares que o artista pagou a sua ex-assistente de produção Marcia Murphey, com quem se casou em 1969, antes de seu primeiro álbum de sucesso, "Touching You, Touching Me", disse a Forbes.
Eles se divorciaram em 1996. De acordo com a Forbes, Diamond teria declarado mais tarde que Murphey, que foi sua segunda esposa, "valeu cada centavo" do dinheiro que recebeu.
O primeiro casamento de Steven Spielberg, com a atriz Amy Irving, terminou em 1989 com sua ex-mulher levando aproximadamente a metade da fortuna do cineasta, cerca de 100 milhões de dólares, o que situa Spielberg no terceiro lugar da lista da Forbes.
A revista disse que Irving recebeu esse valor depois de contestar com sucesso o acordo pré-nupcial dela e Spielberg - que teria sido rabiscado num guardanapo -, sob o argumento de que ela não tivera representação legal quando o assinou.
O ator Harrison Ford é o quarto colocado na lista, com estimados 85 milhões de dólares pagos a sua primeira mulher, Melissa Mathison, que, segundo a Forbes, negociou uma participação nos lucros futuros do ator sobre os filmes feitos enquanto eles eram casados.
O também ator Kevin Costner é o quinto colocado na lista em função do valor estimado em 80 milhões de dólares obtido por sua primeira esposa, Cindy Silva, cujo casamento de 16 anos com Costner abrangeu os anos em que o ator foi melhor pago.
A Forbes situa o divórcio pendente entre o ex-Beatle Paul McCartney e a ex-modelo Heather Mills no sexto lugar da lista, com base em informações segundo as quais ela poderá receber mais de 60 milhões da fortuna líquida de sir Paul, de 700 milhões de dólares.
O Rolling Stone Mick Jagger se safou muito mais facilmente, tendo entregue apenas uma fração de sua fortuna - entre 15 milhões e 25 milhões de dólares - à supermodelo texana Jerry Hall, depois de contestar com sucesso a legalidade da cerimônia de casamento deles, realizada em Bali em 1990.
Mesmo assim, o valor foi o suficiente para situar Mick Jagger na décima posição da lista da Forbes.
Completam a lista da revista o diretor de cinema James Cameron (7º colocado), que pagou estimados 50 milhões de dólares - metade do que ganhou com "Titanic" - em seu divórcio da atriz Linda Hamilton; Michael Douglas (8º), que desembolsou 45 milhões de dólares para divorciar-se de sua primeira mulher, Diandra, e o cantor Lionel Richie (9º colocado), com estimados 20 milhões de dólares pagos a sua segunda mulher, Diane.



