Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
teatro

Mineiros se despedem

Programação do Festival de Teatro Brasileiro, que nesta edição trouxe ao Paraná peças de criadores de Minas Gerais, encerra neste fim de semana com apresentações em Curitiba e Araucária

Concessa Pendura e Cai: personagem de Cida Mendes reflete sobre dilemas familiares enquanto pendura roupas no varal | Divulgação
Concessa Pendura e Cai: personagem de Cida Mendes reflete sobre dilemas familiares enquanto pendura roupas no varal (Foto: Divulgação)

Termina neste fim de semana o evento que trouxe a Curitiba uma amostra do teatro que vem sendo feito pelos grupos de Minas Gerais. Iniciada no dia 23 de junho, a 11.ª edição do Festival de Teatro Brasileiro – Cena Mineira apresentou diversos espetáculos e promoveu oficinas e bate-papos com o público, proporcionando a troca de experiências profissionais entre as cenas dos dois estados.

Para encerrar sua programação, o festival realiza hoje, amanhã e domingo espetáculos em Curitiba e Araucária. Apresentada ontem, no Guairinha, a peça Concessa Pendura e Cai conta com mais uma sessão hoje, às 20 horas, no mesmo espaço. Da mesma criadora, a atriz Cida Mendes, Concessa Tecendo Prosa será apresentada amanhã e domingo, no Teatro da Praça, em Araucária.

Ambas as montagens são protagonizadas pela personagem Concessa, uma dona de casa que leva com sabedoria e destreza o cotidiano da cidade grande. Vinda do interior, a personagem não abre mão de seus valores culturais e sonhos. Arrebata a plateia com cenas interativas e divertidas, fazendo do espetáculo uma palestra cômica sobre como viver bem. "De caso em caso, a personagem vai tecendo sua prosa e revelando sua história, que se mistura com a de milhares de brasileiras", conta a atriz.

A empatia causada entre o público é tanta que Concessa Tecendo Prosa circula o país há 13 anos, rendeu a Cida Mendes diversos prêmios como atriz e autora, além da sequência Concessa Pendura e Cai, em que a simpática personagem discorre sobre dilemas familiares enquanto pendura roupas no varal.

Pequenos

As crianças também têm vez no encerramento do Festival de Teatro Brasileiro. Contando a história de Isabel, uma "menina filósofa", e sua incessante busca por entender o significado das coisas e dos sentimentos, o espetáculo Mania de Explicação, da Cia. Canguru Teatro de Bolso, faz apresentações amanhã, às 16 horas, no Teatro da Praça, em Araucária, e no domingo, em duas sessões (às 11 e 16 horas), no Guairinha, em Curitiba.

Mesclando teatro de bonecos, cinema de animação e manipulação de sombras, o grupo criado há 11 anos, em Belo Horizonte, busca causar nos pequenos uma reflexão sobre a simplicidade e complexidade do cotidiano a partir de um texto rico em imagens metafóricas. Brincando com a característica tipicamente infantil de questionar e querer entender tudo à sua volta, o espetáculo pretende mostrar que a curiosidade é um estado de espírito a ser valorizado e cultivado.

Mais informações, no roteiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.