• Carregando...
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical" | Reprodução www.globo.com/paraisotropical
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical"| Foto: Reprodução www.globo.com/paraisotropical

O escritor gaúcho Moacyr Scliar é o destaque deste sábado (10) na programação do Curitiba Literária. Ele vai estar na tenda-auditório, localizada na Praça Osório, no Centro de Curitiba, a partir das 15h. O dia também terá show de encerramento - com uma homenagem da dupla Kleiton e Kledir e dos roqueiros da banda Excelsior à Tom Jobim - exposição de poemas e peça de teatro.

A Curitiba Literária, que homenageia o escritor e cineasta Valêncio Xavier nesta primeira edição, teve início no domingo (4) e vai até este sábado (10). Contou com diversas atividades, apresentações musicais, peças de teatro, exposições e a presença de mais de 50 escritores. A promoção é da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Sesc-PR.

Debates

Scliar, que já publicou dezenas de romances, crônicas, contos e obras de literatura infantil e já recebeu inúmeros prêmios literários, vem para Curitiba participar da mesa-redonda "Literatura e Representações Sociais no Romance Contemporâneo". Na discussão também estarão presentes Reginaldo Férrez e Paulo Lins. A mediação de Christian Schwartz.

A programação de debates segue com "Literatura e Quotidiano", às 16h, onde Adélia Woellner e Otto Winck falam o tema. Também neste sábado, às 19h, o escritor argentino radicado na Alemanha, Washington Cucurto, e Joca Terron, estarão no debate "Literatura Latino-Americana Contemporânea".

Outras atrações

A homenagem ao maestro Tom Jobim promete muita mistura de estilos. No mesmo palco, a dupla Kleiton e Kledir e os roqueiros do Excelsior. A apresentação é no sábado (10), às 13h, no palco montado na Rua XV de Novembro, próximo à Praça Osório. A entrada é franca.

Já no Memorial de Curitiba, a exposição "Cem+10 Poemas em Pratos Limpos", da artista plástica Maria Helena Saparolli, segue até domingo (11). A mostra apresenta a junção da poesia com a arte visual, utilizando como suporte pratos. Os objetos trazem versos dos poetas e compositores paranaenses Alice Ruiz, Chloris Justen, Etel Frota, José Oliva, Lydio Roberto, Mara Fontoura, Reinaldo Godinho, Rosy Greca e Zeca Correa Leite. Também apresenta poemas de Helena Kolody.

No palco, a atração é a peça "Inutilezas", baseada na obra do escritor Manoel de Barros, com direção de Moacir Chaves. O espetáculo será apresentado sábado (10), às 20h, no Teatro Paiol. O ingresso deve ser trocado com antecedência por por um livro de literatura novo na Livraria Dario Vellozo.

Na praça também está acontecendo uma Feira de Livros e shows musicais gratuitos, sempre ao meio-dia. A programação se estende ainda para o Sesc da Esquina.

Interatividade Tudo o que acontece durante o evento pode ser acompanhado por um blog com informações sobre a programação do evento, o calendário de atividades, fotografias e currículos dos escritores e poetas participantes, clipes das bandas e grupos musicais, reportagens e matérias divulgadas pela imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]