Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Show

Mombojó volta a Curitiba com turnê do disco "Homem-espuma"

 | Sossella
(Foto: Sossella)

A banda pernambucana Mombojó, que se apresenta nesta quinta-feira (22), no palco do Era Só o Que Faltava, em Curitiba, está reformulando a turnê do seu segundo disco, "Homem-espuma". Originalmente formado por sete músicos, o grupo sofreu em julho a perda do flautista Rafael, morto aos 24 anos em decorrência de um problema cardíaco. Com o baque, o Mombojó deu um tempo e só voltou para a estrada em outubro, com a missão de testar a nova formação da banda.

Sem substituto para Rafa, como era conhecido, o Mombojó fica sem a flauta, instrumento que dava mais graça a várias músicas, como "Deixe-se Acreditar", do primeiro CD, o elogiado "Nadadenovo", de 2003.

A saída foi refazer alguns arranjos, o que pode parecer uma mudança "mínima" para o público, na opinião do vocalista Felipe S., mas grande para os músicos, que aproveitam os shows para se acostumar ao novo formato antes de começar a gravação do terceiro disco. "A gente reduziu a quantidade de instrumentos, mas está trabalhando muito mais cada um", explica Felipe. Outra mudança estrutural é operada por Marcelo Campello, que deixa o violão e o cavaquinho para assumir a guitarra.

Superstição

Embora o show seja da turnê do segundo registro, gravado pela Trama em 2006, o show equilibra músicas dos dois álbuns, no palco. Questão de "superstição", diz Felipe, para explicar o hábito de intercalar uma faixa de cada disco.

Por aqui, o Mombojó já esteve outras quatro vezes. Participou da segunda edição do Curitiba Pop Festival, em 2004, quando ainda despontava no cenário brasileiro como a banda que trazia renovação à cena pernambucana, uma década depois do surgimento do manguebeat. No ano passado, tocou ao lado do Los Hermanos e se apresentou no Era Só o que Faltava.

"Da última vez foi complicado, o bar lotou demais, o pessoal reclamou que não dava para ver. A gente estava em uma turnê muito corrida, em cima da hora. Dessa vez vai ser melhor, a produção tem mais tempo pra planejar o show", promete o vocalista.

Para curtir melhor a apresentação, uma dica é fazer o download gratuito dos dois álbuns no site do Mombojó (www.mombojo.com.br). A intenção ao facilitar o acesso é esta mesmo: divulgar as músicas da banda para ver o público todo cantando durante os shows, sem medo de, com isso, atravancar a venda de discos.

"Não atrapalha porque a qualidade do mp3 ainda é baixa", acredita Felipe, e, portanto, os fãs não deixarão de buscar o CD original.

Preocupada com os reais empecilhos para aumentar as vendas dos discos, a banda planeja seguir o exemplo bem-sucedido de um grupo amigo, o Teatro Mágico, e comercializar o terceiro disco "o mais barato possível". De preferência, por meros R$ 5,00. Assim, fica mais fácil levar o registro pelo país a fora e vendê-lo ao público durante a turnê. O lançamento do terceiro álbum, porém, deve demorar. A banda ainda está compondo as novas músicas.

Confira a programação de shows no Guias e RoteirosServiço: Show da banda Mombojó. Quinta-feira (22) às 22 horas. Era Só o Que Faltava (Av. República Argentina, 1.334) Tel.: 3342 - 0826. Ingressos a confirmar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.