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Cênicas

Monstros interiores escancarados

Grupo usa o papelão como crítica à sociedade de consumo | Netun Lima/Divulgação
Grupo usa o papelão como crítica à sociedade de consumo (Foto: Netun Lima/Divulgação)

Sem passagem por Curitiba em seus 35 anos de existência criativa, o grupo mineiro Oficcina Multimédia apresenta de quinta-feira a domingo, no Guairinha, a peça Aldebaran.

Resultado de uma pesquisa patrocinada pela Petrobras, o espetáculo aborda a dualidade do homem, dividido entre o bem e o mal – esse último expresso na forma de monstros. "Eles não são só imaginário", acredita a diretora Ione de Medeiros. "Apesar de termos leis cada vez mais duras, as atrocidades continuam a surpreender. E as pessoas criam monstros para lidar com o que não conhecem."

Na trama da peça, uma estrela (Aldebaran) 50 vezes mais brilhante do que o Sol vem salvar o planeta – conteúdo que responde pelo caráter de ficção científica do trabalho.

Esses elementos simbólicos são levados ao palco pelo grupo com o uso de materiais precários, como o papel em várias formas (caixas de papelão trazendo impressas marcas de fabricantes de bens de consumo dão lugar a tótens, por exemplo,) e plástico bolha.

O nome do grupo sugere sua relação com diversas linguagens: "Desde o início, nunca foi puramente teatro. Tem dança, música e imagem", conta Ione, que está no grupo desde os primórdios, em 1977.

Em Aldebaran, bonecos e máscaras acrescentam ao clima de múltiplos interesses. Em outras montagens, panos e escadas foram exemplos do uso de materiais diversos em cena.

A peça estreou há duas semanas em Belo Horizonte e chega às capitais da Região Sul por um programa de circulação da Petrobras.

Em seu trabalho anterior, o Oficcina abordou Anton Tchékhov com As Últimas Flores do Jardim das Cerejeiras.

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