Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio de Janeiro

Morre a mulata que inspirou o pintor Di Cavalcanti

Morreu nesta segunda-feira, aos 58 anos, de insuficiência hepática, Marina Montini, conhecida como a "mulata de Di Cavalcanti", por ter sido musa inspiradora do pintor. A morte ocorreu às 6h30m no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio. O velório será realizado a partir das 9h desta terça-feira no cemitério São João Batista, onde o corpo será enterrado às 14h.

A modelo foi descoberta por Di Cavalcanti numa reportagem da revista "Manchete", no fim dos anos 60. Seu encanto foi imediato, tanto que o pintor não sossegou enquanto não convenceu a modelo a trabalhar para ele. Ela posava para o pintor quase diariamente entre 1969 e 1976.

Em entrevista na década de 90, Marina lembrou que Di Cavalcanti não podia pagar muito, mas ela posava mesmo assim por considerá-lo encantador, inteligente e "muito aberto de cabeça". Nos pincéis de Di Cavalcanti, a modelo, que nos anos 70 foi a mulata mais conhecida do país, passou por mudanças. Ela era magrinha, mas nos seus quadros ele retratava a mulata com as pernas grossas.

Marina morava no Retiro dos Artistas, era viúva e não deixa filhos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.